Realizada a primeira cirurgia do Núcleo de Especialidades Oncológicas de Uruguaiana

Realizada a primeira cirurgia do Núcleo de Especialidades Oncológicas de Uruguaiana

Operação durou ao menos cinco horas e contou com médicos cirurgiões de três especialidades diferentes

Fred Marcovici

O procedimento cirúrgico de alta complexidade retirou um tumor renal metastático em um paciente de 46 anos

publicidade

Foi realizada com sucesso a primeira cirurgia adotando os novos conceitos que norteiam o atendimento em oncologia na Santa Casa de Caridade de Uruguaiana a partir da criação do Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO) Francisco Martins Bastos. O procedimento cirúrgico de alta complexidade retirou um tumor renal metastático em um paciente de 46 anos.

A cirurgia durou ao menos cinco horas e contou com médicos cirurgiões de três especialidades diferentes. O procedimento faz parte do tratamento do paciente, que já recebeu alta hospitalar após duas semanas de internação - dos quais sete dias foram na UTI – e agora seguirá em atendimento multiprofissional no serviço.

Em busca da excelência no atendimento a pacientes com câncer, a instituição criou no início de outubro o Núcleo de Especialidades Oncológicas Francisco Martins Bastos. O NEO representa uma restruturação do serviço, objetivando integrar e personalizar a atenção ao paciente oncológico.

Atualmente, o serviço atende a 11 cidades: Alegrete, São Gabriel, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Itaqui, Santa Margarida do Sul, Quaraí, Manoel Viana, Barra do Quaraí, Maçambará e Uruguaiana. São cerca de mil pacientes em tratamento assistidos pelo Sistema Único de Saúde, por convênios e particular.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895