Recursos garantem acesso asfáltico em sítios arqueológicos da região das Missões

Recursos garantem acesso asfáltico em sítios arqueológicos da região das Missões

O valor de R$ 20 milhões que será investido na obra foi anunciado em dezembro

Felipe Dorneles

Sítio arqueológico São Lourenço Mártir receberá oito quilômetros de acesso asfáltico

publicidade

Os sítios arqueológicos de São Lourenço Mártir e São João Batista, que integram a rota das Missões, devem receber acesso asfáltico ainda esse ano. Os recursos do governo federal devem facilitar o ingresso de turistas e, com isso, aumentar a visitação. O recurso de R$ 20 milhões foi anunciado em dezembro, pelo deputado federal Ubiratan Sanderson, em reunião da Associação dos Municípios das Missões (AMM). O ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, confirmou a destinção.

O presidente da AMM, Ademir Gonzatto, lembra que uma reunião de prefeitos em Brasília marcou a conquista do recurso. “Os valores devem fomentar o turismo na região. Além disso, gerar emprego e movimentar a economia.” Ele revelou que os contratos já estão com a Caixa Econômica Federal e que o próximo passo é lançar a licitação para as obras. Serão oito quilômetros para acesso às ruínas de São Lourenço Mártir, em São Luiz Gonzaga, e 7,5 km até São João Batista, nos municípios de Vitória das Missões e Entre-Ijuís. As obras serão desde a BR 285 até os atrativos. “São dois sítios arqueológicos importantíssimos. Com o acesso asfáltico, terão condições de entrarem no circuito do turismo brasileiro”, disse o deputado Sanderson.

As ruínas de São Miguel das Missões são um dos destinos mais procurados no Estado por turistas de toda a parte do mundo, e os outros sítios no entorno são atrativos que também entram na rota das Missões e guardam o legado cultural jesuítico. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895