Recursos para a retomada da duplicação da BR 116, em Guaíba e Pelotas, chegam ao RS

Recursos para a retomada da duplicação da BR 116, em Guaíba e Pelotas, chegam ao RS

Ao todo foram aportados R$ 234 milhões pelo governo para a conclusão de melhorias paralisadas em 2022 devido à falta de investimentos

Correio do Povo

Até o momento foram duplicados 136,5 quilômetros dos 211,2 quilômetros previstos

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Liberados em janeiro deste ano pelo Ministério dos Transportes, os recursos para a retomada das obras de duplicação da BR 116, entre Guaíba e Pelotas, chegaram ao Rio Grande do Sul. A ação, que inclui o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), faz parte do Plano de 100 Dias do governo federal, que visa a conclusão de melhorias paralisadas em 2022 devido à falta de investimentos. Ao todo foram aportados para o empreendimento R$ 234 milhões por meio da chamada PEC da Transição.

Durante visita à rodovia, no início do ano, foram assinados o contrato das obras complementares do lote 7 e a ordem de início dos serviços. As melhorias neste trecho são consideradas fundamentais para a conclusão do viaduto de acesso ao município de São Lourenço do Sul, a duplicação da pista existente junto ao viaduto e as ruas laterais da comunidade de Coqueiros. Na ocasião da vistoria, o ministro dos Transportes, Renan Filho, acompanhado do diretor do DNIT, Euclides Bandeira, e equipe da Superintendência da Autarquia no Rio Grande do Sul realizaram visita técnica, ainda, aos lotes 1 e 2 (em Barra do Ribeiro – km 300 ao km 351) e no lote 5 (em Camaquã – km 397,2 ao km 422,3).

Com o recurso, a expectativa é liberar até o final de 2023 cerca de 15 quilômetros de pistas duplicadas do lote 5, além da publicação de edital e execução das obras para conclusão do lote 6 (em Cristal – km 422,30 ao km 448,50), dos lotes 8 e 9 (de São Lourenço do Sul a Pelotas – km 470,10 ao km 511,76) e início da construção da ponte sobre o rio Camaquã.

Até o momento foram duplicados 136,5 quilômetros dos 211,2 quilômetros do empreendimento. Sendo que nos lotes 1 e 2 – executados pelo Exército Brasileiro – já são 26,1 quilômetros de pistas novas; no lote 3 os usuários contam com 20,2 quilômetros duplicados; no lote 4 – já concluído – estão em operação 23,9 quilômetros; o lote 6 conta com um segmento de 16,2 quilômetros concluídos; no lote 7 o DNIT entregou 21,3 quilômetros; no lote 8 foram liberados ao tráfego 7,8 quilômetros; e, por fim, o lote 9 está com 21 quilômetros de novas pistas.

São Leopoldo e Canoas

Em fevereiro deste ano, foi confirmado pelo Ministério dos Transportes o repasse de R$ 170 milhões para as obras da BR 116 em São Leopoldo, previsto no orçamento de 2023. Será possível avançar nas obras da ponte e criar dois viadutos. É esperada para 2024 a liberação de mais R$ 100 milhões, desta vez para obras na rodovia em Canoas.

Benefícios

O projeto de duplicação entre Guaíba e Pelotas deverá beneficiar diretamente 12 municípios da região Sul do Estado e vai além da implantação de uma nova pista. Considerando toda a obra, os usuários da rodovia poderão contar também com melhorias como travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, viadutos, passarelas e pontes. Dessa forma, a obra visa garantir mais segurança, conforto e organização do tráfego das cidades do seu entorno.

A BR 116 é a principal via de acesso ao Sul do Estado e ao Porto de Rio Grande, sendo considerada corredor de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul.


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