Rede de Bancos de Alimentos RS promove o Sábado Solidário

Rede de Bancos de Alimentos RS promove o Sábado Solidário

Instituição recebe doações até as 17h em mais de cem supermercados em 16 cidades gaúchas

Christian Bueller

Clientes podem fazer doações que chegarão a mais de 900 instituições sociais e famílias atendidas

publicidade

Dezesseis cidades gaúchas realizam, neste final de semana, o tradicional Sábado Solidário, ação do Rede de Bancos de Alimentos RS que ajuda a minimizar o cenário de fome no Estado. Em parceria com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do RS (Setcergs), voluntários arrecadam doações em mais de cem supermercados participantes, até as 17h deste sábado.

Integrantes de clubes de Rotary e Lions, escoteiros, universitários, funcionários de empresas e sindicatos, devidamente uniformizados com o jaleco do Banco de Alimentos, se posicionam na entrada dos estabelecimentos à espera dos produtos. Mesmo com a chuva, carrinhos de supermercado se encheram com pacotes de arroz, feijão, farinha, açúcar e outros insumos que a mais de 900 instituições sociais e famílias atendidas pela instituição em todo o Rio Grande do Sul.

Um dos diretores do Banco de Alimentos, Marcelo Hortas, esteve no supermercado Asun na Rua da República, bairro Cidade Baixa. “Com a pandemia, tivemos uma necessidade maior entre as pessoas assistidas. Nossa média mensal era de 400 toneladas de alimentos doados, mas em todo 2022, tivemos esta mesma quantidade”, lembrou.

A ação envolveu Bancos de Alimentos de Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Cruz Alta, Guaíba, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga, Campo Bom, Tramandaí, Portão, Sapucaia, São Leopoldo, Esteio e Viamão.

A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul foi instituída pela Fiergs no ano 2000 e desde então promove o Sábado Solidário, com o objetivo de angariar doações destinadas a pessoas atendidas em creches, asilos, lares de excepcionais, casas de passagens, associações, clubes de mães entre outras ONGs.

Os Bancos de Alimentos atuam como gerenciadores de desperdício administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada. Em 22 anos, a Rede arrecadou e distribuiu mais de 70 milhões de quilos de alimentos. Juntos, os Bancos de Alimentos beneficiam 964 instituições gaúchas, doando uma média de 400 mil quilos de alimentos por mês.

Locais em Porto Alegre que recebem doações até as 17h:

Rissul – Navegantes

Rissul – Floresta

Desco – Floresta

Carrefour - Plínio

Carrefour – Bento

Zaffari Center – Sertório

Zaffari – Lindóia

Nacional - Gomes de Freitas

Nacional - Vicente da Fontoura

Nacional - Meninos Deus

Nacional - Cidade Baixa

Big – Sertório

Big – Cristal

Asun – Higienópolis

Asun - Cidade Baixa

Asun – Santana

Unisuper – Navegantes
 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895