A Prefeitura de Venâncio Aires anunciou que o início da reforma e da revitalização da casa de cultura deverá começar no mês de dezembro. O processo de licitação para a escolha da empresa vencedora já foi concluído. A obra visa a execução da revitalização na edificação localizada na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Reinaldo Schmaedecke, uma das mais antigas localizadas no centro da cidade.
O valor total previsto para a obra é de até R$ 495 mil, com recursos obtidos por meio de um financiamento junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do programa Finisa. Durante o processo licitatório, a empresa vencedora foi a Lauffertec Construção e Serviços Ltda., de Porto Alegre, que apresentou o valor de pouco mais de R$ 480.9 mil para a execução dos serviços.
O projeto de revitalização prevê a substituição de parte do madeirame, a demolição de áreas danificadas, como a escadaria nos fundos do prédio, e a instalação de uma nova cobertura metálica com isolamento acústico, substituindo as telhas de barro. Além disso, está prevista a troca da pavimentação no entorno do prédio. O resultado da licitação foi homologado no início de novembro, e os trâmites de de apresentação da documentação e de assinatura do contrato também já estão concluídos. A obra tem prazo de conclusão de 8 meses, contados a partir da autorização para o início dos trabalhos. A expectativa é que a obra inicie em dezembro.