Reforma no Terminal Triângulo, em Porto Alegre, terá fechamento de túneis e novo painel para horários

Reforma no Terminal Triângulo, em Porto Alegre, terá fechamento de túneis e novo painel para horários

Previsão é de realizar obras em 90 dias, segundo secretaria de Mobilidade Urbana

Felipe Faleiro

Começa, a partir desta quinta-feira, a reforma do Terminal Triângulo

publicidade

A Prefeitura iniciou nesta quinta-feira a reforma do Terminal Triângulo, no bairro Sarandi, zona Norte de Porto Alegre, contemplando novos pisos, bancos, parte hidráulica, elétrica, paredes e pintura. Um ato marcou o início do projeto, com a presença do prefeito em exercício, Mauro Pinheiro, do secretário Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior, do diretor da empresa executora, a I9 Engenharia, Maurício Pedroso, além de demais representantes.

O Triângulo, por onde passam 44 linhas e 145 mil usuários do sistema de transporte diariamente, é o nono terminal da Capital com algum tipo de reformas, dentro do Programa Mais Transporte, que pretende requalificar estes espaços. O local foi um dos sete visitados pela reportagem nesta semana, tendo sido constatado nele problemas com pichações e nos banheiros. Conforme o titular da SMMU, há também um projeto para fechar os túneis subterrâneos, em razão do vandalismo e da falta de segurança relatada pelos frequentadores que buscam atravessar a avenida Assis Brasil.

A alternativa da Prefeitura é a construção de uma passagem em nível. “Já observamos um volume de passageiros que tem evitado utilizá-los há muito tempo, então tentaremos a possibilidade de fazer esta alteração”, afirmou ele. Para isto, a Administração fará inclusive testes com mudanças nas sinaleiras, a fim de contemplar o maior fluxo de pedestres. Outra ideia avaliada no Triângulo é a colocação de um painel horário das linhas, similar ao que há em aeroportos.

“Com isso, o usuário poderá acompanhar a hora de chegada de seu ônibus”, afirmou ele. Além deste, outros dois terminais estão com reformas em andamento: o Rui Barbosa, ou CPC, no Centro Histórico, e o Mendes Ribeiro, este último em parceria com a secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb). O terminal do Sarandi recebeu reforma da cobertura em 2019, em uma parceria da Prefeitura com a iniciativa privada, e, quanto a isto, Adão afirmou que será verificado a necessidade de algum conserto nele.

A reforma atual ainda deve contemplar a criação de rampas de acessibilidade e abertura do canteiro central para a passagem de cadeirantes. “Este é um terminal de grande importância pro sistema de transporte público de Porto Alegre”, avaliou o secretário. Para Pinheiro, o investimento nos terminais ocorre na esteira do que avaliou como melhoria da qualidade do transporte público em Porto Alegre.

“Este é um grande avanço e o Executivo tem feito sua parte. Isto é feito para que possamos avançar e resgatar estes passageiros do transporte público, melhorando também para quem não anda nele”, comentou o prefeito em exercício. Pedroso, por sua vez, valorizou a parceria executada com a Prefeitura e o cumprimento dos contratos. “Tem sido também muito bom para nós, uma empresa de Porto Alegre realizando projetos dentro da cidade”, disse ele.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895