Regata de aniversário do Clube dos Jangadeiros movimenta Porto Alegre neste fim de semana

Regata de aniversário do Clube dos Jangadeiros movimenta Porto Alegre neste fim de semana

Tradicional evento do Clube promoveu dois dias de disputas

Correio do Povo

publicidade

Foram dois dias de muita comemoração para marcar os 82 anos de muita história. Durante o fim de semana, o Clube dos Jangadeiros promoveu uma série de eventos especiais em sua sede, na zona Sul de Porto Alegre.

A água é a razão de ser do Jangadeiros. Portanto, foram dois dias de muita emoção com a realização da tradicional regata de aniversário do clube. As disputas começaram no sábado, com as classes de monotipos Optimist (estreantes e veteranos), Soling, Hobie Cat 16, Snipe, ILCA (7, 6 e 4), 420, 29er, Dingue e Wing Foil. No domingo, foi a vez da vela de Oceano dominar as águas do Guaíba. Participaram ORC, S30, HPE-25 e Microtoner 19, além do Velejaço. O vento forte marcou os dois dias de evento.

Na noite de sábado os associados celebraram o aniversário com um coquetel no Restaurante da Ilha. A comemoração teve a presença da Banda 3K e um DJ que animou a noite. 

Para o comodoro do Clube dos Jangadeiros, Cristiano Tatsch, comemorar mais um ano de conquistas da entidade é celebrar a presença marcante do Jangadeiros na vela do Rio Grande do Sul.
“Estamos comemorando junto do Guaíba, que nos recebe a 82 anos e o agradecemos todos os dias por isso. O Guaíba se mostra como um dos lugares mais propícios para o desenvolvimento do iatismo no Brasil e não por outras razões temos tido ao longo de gerações muitos campeões oriundos do nosso clube”, enfatiza Tatsch.

No fim do dia, a Ilha dos Jangadeiros recebeu a cerimônia de premiação dos vencedores das regatas, marcando o encerramento das festividades. 


Décadas de história

O Clube dos Jangadeiros, localizado à beira do Guaíba, localizado no bairro Tristeza, foi fundado em 7 de dezembro de 1941, por iniciativa do empresário e desportista Leopoldo Geyer. A ilha tem cerca de sete hectares de área, com grande biodiversidade e repleta de fauna e flora.

Atualmente, o Jangadeiros é considerado um dos maiores clubes náuticos do Brasil, com atletas premiados em competições nacionais e internacionais. Além de contar com alguns dos atletas mais importantes do país e marcar presença em competições renomadas, o clube também oferece escola de vela para todas as idades e conta com diversos serviços para sócios, como quadras de tênis.

 

Mais eventos em dezembro

O Clube dos Jangadeiros sediará, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, a etapa única do Campeonato Estadual de Monotipos, válido para a classe Snipe. A Regata Nando Krahe, tradicional evento realizado pelo CDJ no final do ano, também está inclusa na programação do campeonato. 

As disputas serão realizadas na Raia da Pedra Redonda/Tristeza e seguirão as Regras de Regata a Vela da World Sailing. Estão previstas seis regatas ao todo, sendo duas por dia. As disputas serão realizadas na Raia da Pedra Redonda/Tristeza e seguirão as Regras de Regata a Vela da World Sailing. Estão previstas seis regatas ao todo, sendo duas por dia. 

Nos dois dias, as regatas estão previstas para começar às 14h. No domingo (17), as disputas começam às 13h, com a premiação marcada para às 17h, no Restaurante da Ilha.

Para a premiação da Regata Nando Krahe, a tripulação vencedora será aquela que tiver a maior soma de idade entre timoneiro e proeiro e que tenham corrido pelo menos duas regatas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895