Registrados 116 novos casos da Covid-19 na Fronteira-Oeste em uma semana

Registrados 116 novos casos da Covid-19 na Fronteira-Oeste em uma semana

Região conta com 859 casos confirmados

Fred Marcovici

São Gabriel é o município com maior número de casos e óbitos da região

publicidade

Foi divulgada na manhã desta terça-feira, pela 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS), com sede em Alegrete, a evolução do novo coronavírus e a expansão dos casos da Covid-19, nos municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, dentro da área de abrangência do órgão.

Segundo a coordenadora-adjunta, Andréia Carneiro, nas 11 cidades foram identificados 859 casos confirmados, um avanço de 116 novas notificações, em comparação com o levantamento da pandemia de uma semana atrás. A região teve 21 mortes desde o início dos registros do novo coronavírus.

Em Uruguaiana, são 103 positivos, além de 129 pessoas em isolamento domiciliar com síndromes gripais monitoradas. Os dois pacientes hospitalizados tiveram alta clínica. O município foi o que mais testou na Fronteira, com 4.885 exames.

Na fronteira com o Uruguai, na cidade de Santana do Livramento, agora há 151 casos, entre eles dois óbitos. Foram 2.008 testes realizados. Os santanenses também acompanham a vizinha cidade uruguaia de Rivera, agora com 58 casos da doença e três óbitos, número médio que se repete nas últimas três semanas.

Em Quaraí, somam-se 32 casos positivos, que resultaram em dois óbitos. Na cidade de Alegrete, houve testagem de 1.408 pessoas e 110 casos notificados, entre eles quatro hospitalizados, além dos seis óbitos já computados. No município de Itaqui, o número ampliou-se para 76 registros com três pacientes internados.

Em Rosário do Sul, subiu para 80 notificações de positivo, com uma pessoa hospitalizada e 18 exames em análise.

Em São Gabriel, o número confirmado da Covid-19 cresceu para 279, sendo 13 isolados em hospital, com nove mortes, permanecendo como o município da Fronteira Oeste com o maior número de casos e óbitos informados.

Ainda de acordo com Andréia, em Manoel Viana são 14 casos positivos, incluindo um óbito no município. A cidade de Santa Margarida do Sul mantém os 11 casos do novo coronavírus da última semana. Em Barra do Quaraí, houve o registro de um caso.

Maçambará, o último a registrar a presença do vírus, permanece com dois casos anotados e 26 monitorados. No plano estadual do Distanciamento Controlado, a região manteve-se na bandeira laranja.

A cidade de São Borja, mesmo na Fonteira, porém não pertencendo à 10ª CRS, estando ligada à 12ª CRS de Santo Ângelo, retornou à bandeira laranja, com 87 casos positivos para Covid-19, sete em isolamento hospitalar, sendo dois em CTI e somados três óbitos, o mais recente no final de semana.

Em toda a região, estão ocupados 78,1% dos 76 leitos de UTI existentes. Por coronavírus, são 12 internações, onze confirmados e um em análise, além de 31 leitos clínicos. Andréia reitera que a população deve manter o distanciamento social, evitar aglomerações e, dentro do possível, permanecer em casa a maior parte do tempo. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895