Releitura de receita tradicional vence concurso de prato típico da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul

Releitura de receita tradicional vence concurso de prato típico da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul

Comida chamada de Joelho Bêbado foi criada por Ramon Giovanaz, de 31 anos

Otto Tesche

Ramon Giovanaz exibe prato vencedor de concurso

publicidade

A receita conhecida como Joelho Bêbado (Betrunkenes Knie, em alemão) venceu o 3º Concurso de Prato Típico Alemão da 35ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. O prato, criado pelo santa-cruzense Ramon Antônio Giovanaz, superou outros quatro finalistas durante a degustação dos avaliadores. Eles levaram em conta na análise critérios como originalidade, criatividade e apresentação na noite de segunda-feira.

Na criação do prato vencedor, Ramon Giovanaz, de 31 anos, tratou de inserir elementos que lembrassem o tema do concurso “Os Segredos das Receitas de Família Traduzidos em Sabor”. Explica que no prato fez uma releitura de uma receita muito tradicional da sua família, que vem de uma gastronomia de food trucks. Explica que pegou o tradicional prato de joelho de porco alemão, marinou 12 horas na cerveja, levou ao forno por duas horas e meia e finalizou com uma salada de batatas ao molho curry wust junto à mostarda. “Acrescentei ainda picles, cebola roxa e uma farofa de bacon para dar o gosto final”, revelou. Ainda segundo ele, como a carne tem uma textura cartilaginosa, é necessário cozinhar bem para deixá-la crocante.

Com a conquista, Ramon Giovanaz receberá uma placa de reconhecimento com o nome dele e do prato vencedor no espaço Senac dentro da Oktoberfest. Além disso, ele ganhará um vale-compras no valor de R$ 500 na loja comercial da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o direito a participar de uma oficina de gastronomia no Senac Santa Cruz do Sul, além do acesso diário à 35ª Oktoberfest, que ocorre de 9 a 20 de outubro. O concurso foi uma promoção da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Senac Santa Cruz e Sindilojas Vale do Rio Pardo, com apoio da Afubra.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895