Reservatórios de água entregues para famílias vulneráveis afetadas pela estiagem

Reservatórios de água entregues para famílias vulneráveis afetadas pela estiagem

Ao todo, foram adquiridos 49 reservatórios com diferentes capacidades de armazenamento

Correio do Povo

A primeira localidade a receber os equipamentos para armazenamento de água foi o Arroio dos Veados 2

publicidade

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil Municipal, deu início à entrega de reservatórios para comunidades afetadas pela estiagem. A primeira localidade a receber os equipamentos para armazenamento de água foi o Arroio dos Veados 2, no distrito de Arroio Grande. “Estamos dando continuidade às ações pensadas em conjunto com a Defesa Civil Estadual, a Corsan, a Emater, o Exército Brasileiro, o Núcleo de Estudo de Eventos Meteorológicos Extremos e Mudanças Climáticas da UFSM e com a Vigilância Sanitária. É mais uma etapa do trabalho para amenizar os efeitos da estiagem para a população mais vulnerável”, explicou o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima.

Os recipientes serão instalados nos pátios das casas e os que já foram entregues receberam água do caminhão-pipa imediatamente. O reabastecimento acontecerá semanalmente. Ao todo, foram adquiridos 49 reservatórios com capacidades para 1 mil, 2 mil, 2,5 mil, 3 mil, 5 mil e 15 mil litros de água. O investimento foi de cerca de R$ 84 mil, feito com recursos próprios. A entrega segue nos próximos dias e, até esta sexta-feira, serão contemplados, também, os distritos de Santo Antão e Boca do Monte. Mais distritos e bairros serão alcançados a partir da semana que vem. A água depositada pelo caminhão-pipa é para consumo humano, mas, paralelamente, a Defesa Civil Municipal tem feito entregas de água para hidratar a criação de animais.

Uma servidora da Vigilância em Saúde da prefeitura realiza a verificação da qualidade da água depositada nos tanques de armazenamento a partir do controle do pH. Também são distribuídos panfletos com orientações para os moradores realizarem a manutenção correta do recipiente.

Veja Também


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895