Restaurante reabre no Centro Histórico para recomeçar em “ano de oito meses”
Restaurante Piato Mio, localizado na rua Sete de Setembro, ficou quatro meses sem funcionar por conta das enchentes e retornou com direito a “parabéns” de clientes
publicidade
Com uma flor nas mãos e cantando a canção “Parabéns Crioulo” – ou “Parabéns Gaúcho – um grupo de dentistas do Centro Histórico de Porto Alegre pôde, finalmente, entrar para almoçar no restaurante que frequentam há 25 anos. Reaberto nesta quarta-feira, o Piato Mio completou quatro meses fechado por conta das enchentes que devastaram o local.
“Nós trabalhamos aqui perto e, todos os dias. É aqui o nosso ponto de encontro antes do trabalho, há 25 anos, porque a comida é maravilhosa. O Márcio (proprietário) é um guerreiro e a gente conhece eles há bastante tempo. Foi muito triste o que aconteceu, mas esta retomada representa a não desistência”, ressalta a dentista Rita Pires, que esteve entre as primeiras clientes a entrar para almoçar no dia que marcou a retomada do local.
Conforme o proprietário do Piato Mio, Márcio Debenetti, o local foi fechado no dia 2 de maio e ficou boa parte do mês inundado pela água. “Ficamos um período sem conseguir acessar o restaurante. Depois de mais de dois meses (após a enchente), a gente começou a entrar para limpar. Negociamos o aluguel, conseguimos o Pronampe depois de muita dificuldade e, somente depois disto, começamos as obras, que levaram em torno de dois”, relata.
Debenetti comemora o fato de que a maioria dos colaboradores retornou e vê, com expectativa, a retomada de um ano que, em função do tempo de fechamento, será mais curto para o restaurante. “É um ano reduzido, de oito meses. Cada um tem que fazer a sua parte para começar a movimentar a economia”, afirma.
O Piato Mio está localizado na rua Sete de Setembro, próximo ao Centro Administrativo da Prefeitura de Porto Alegre. Com atuação há 26 anos na região Central da Capital, o restaurante passou por uma reformulação completa, em função dos prejuízos causados.
No local, a enchente resultou na perda de mesas, cadeiras, piso, buffet, caixa, fogão, forno e outros aparelhos elétricos. “Ficou o esqueleto, a estrutura do imóvel”, disse o empresário. As obras realizadas também visam fazer com que, caso uma nova enchente chegue ao estabelecimento novamente, não seja tudo perdido outra vez. O buffet, por exemplo, recebeu alvenaria.
O Piato Mio funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h. O restaurante oferece buffet livre e quilo, com variedade de pratos à disposição.