Resultados de gestão são apresentados pela Secretaria de Transparência de Porto Alegre

Resultados de gestão são apresentados pela Secretaria de Transparência de Porto Alegre

Evento na Fábrica do Futuro reuniu mais de 120 pessoas para demonstração do trabalho realizado pela pasta nos três primeiros anos de gestão

Guilherme Sperafico

Balanço da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC)

publicidade

O trabalho executado pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) de Porto Alegre, foi apresentado em evento realizado na Fábrica do Futuro, no bairro Floresta, Zona Oeste da Capital. Na ocasião, foram demonstrados resultados e números de cada um dos 11 órgãos vinculados à pasta.

De acordo com o secretário titular, Gustavo Ferenci, a Controladoria-Geral do Município (CGM), por exemplo, gerou uma economia de aproximadamente R$ 100,5 milhões entre 2021 e 2023. Foram citados, também, números da Corregedoria-Geral do Município, Procon, 156, Ouvidoria-Geral do Município, Cidade Educadora, Lei Geral de Proteção de Dados, Compliance e Lei de Acesso à informação- Portal e E-SIC.

De modo geral, Ferenci avaliou positivamente os primeiros anos à frente da Secretaria. “A gente fez um trabalho que evoluiu bastante e esta apresentação demonstra alguns dados, como por exemplo o número de atendimentos do (telefone) 156, que passou de um milhão na soma de três anos, para três milhões. Isto quer dizer que as pessoas estão ligando mais”, relatou.

Além disso, conforme Ferenci, a ouvidoria passou de mais ou menos sete mil atendimentos em três anos, para 25 mil. “Algumas pessoas nos perguntam se isto ocorre porque estão reclamando mais. Eu explico que não, na verdade estamos abrindo mais canais e estabelecendo uma relação de confiança. Nós temos uma resolutividade de problemas de 95%, que é muito alta”, detalhou.

Ainda segundo o secretário, o grande intuito do evento foi ser transparente com o trabalho realizado pela secretaria responsável pela transparência da Prefeitura. “É uma prestação de contas que a gente chamou de ‘SMTC Transparência: Além do Discurso’, para mostrar que, na prática a gente faz algumas coisas que impactam na vida de todos, mas que muitas pessoas não sabem que existe a Secretaria de Transparência”, afirmou.

Durante a apresentação, mais de 120 pessoas estiveram presentes. Entre elas estava o prefeito Sebastião Melo e o ex-senador Pedro Simon, além de secretários municipais e outras autoridades.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895