Retomada em Santa Maria a microchipagem de equinos

Retomada em Santa Maria a microchipagem de equinos

Prefeitura conversou com a comunidade para sanar dúvidas relacionadas aos equinos e à legislação para as carroças com tração animal

Renato Oliveira

O trabalho ocorreu na Vila Alto da Boa Vista, região Oeste do município

publicidade

Após a suspensão das ações em função da pandemia, a Prefeitura de Santa Maria retomou no final de semana a microchipagem de equinos. Durante a iniciativa, quatro cavalos receberam o dispositivo. O trabalho ocorreu na Vila Alto da Boa Vista, região Oeste do município. Devido à pandemia, o uso de máscara de proteção facial de forma correta e uso de álcool em gel foi obrigatório durante os atendimentos.

Apesar de poucos cavalos microchipados, a equipe da prefeitura conversou com a comunidade para sanar dúvidas relacionadas aos equinos e à legislação para as carroças com tração animal. “Os donos dos cavalos entenderam a importância da microchipagem, viram que o animal não sofre dentro do reboque e saíram felizes com os documentos que levaram, com os animais legalmente oficializados. Solicitamos a esses proprietários, para nos ajudarem a divulgar o trabalho, conversando com outros carroceiros”, conta o superintendente de Bem-Estar Animal da prefeitura, o médico-veterinário Alexandre Caetano.

A microchipagem de equinos começou ainda em 2019 no município para incentivar a posse responsável dos animais. Através da tecnologia, é possível, com a utilização de um aparelho leitor, identificar quem é o proprietário do animal. “A inovação auxilia em eventuais ocorrências de furto ou acidentes que envolvem algum animal, por exemplo”, lembra Caetano. “Vamos continuar com outras ações em diversos pontos do municipio”, destacou o veterinário.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895