Retoques finais em piquetes marcam primeiro dia do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre

Retoques finais em piquetes marcam primeiro dia do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre

Evento no Parque Harmonia foi aberto ao público oficialmente nesta sexta-feira

Felipe Faleiro

Evento segue com atrações ao público até o próximo dia 20

publicidade

A estreia do Acampamento Farroupilha 2023, no Parque Harmonia, em Porto Alegre, é ainda em clima de montagem de piquetes nesta sexta-feira. No período da manhã, pouco depois da abertura, o movimento maior foi ainda de pessoas organizando materiais e as próprias estruturas, a fim de receber convidados e visitantes. O clima estava ameno e, embora havia expectativa de chuva, ela não apareceu, contribuindo para que os trabalhos fossem acelerados.

O patrão do piquete Os Macanudos, do bairro Jardim Itú-Sabará, em Porto Alegre, Osmar Barbosa, estava nos últimos retoques antes de abrir o espaço. “Estamos quase prontos. Depois, é só receber o pessoal. Neste ano, até achei boa esta divisão dos piquetes, não entrando todos de uma vez, pois evitou muitas aglomerações e o trânsito complicado”, afirmou ele, que estava ajudando a instalar a parte elétrica do galpão.

Como está ocorrendo diariamente, muitos destes piqueteiros preparavam a carne hoje pela manhã para o almoço. Já a presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Liliana Cardoso, descreveu a abertura do acampamento porto-alegrense na sexta-feira como “momento de emoção e identidade do povo gaúcho”. “Reviver os feitos de homens e mulheres que pelearam por este chão, e ter a certeza de que a liberdade, igualdade e humanidade têm de ser os elos de paz e união”, afirmou ela.

O casal de aposentados Deni Trindade e Ivorete Natel, que mora no bairro Ipanema, na zona Sul da Capital, estava pilchado a caráter, dos pés a cabeça. Hoje visitantes do acampamento, eles disseram que frequentam o local desde a década de 1980, “quando ainda era tudo feito de lona e havia apenas três espaços”, comentou Deni. “Neste ano, tive uma grata surpresa, ao vir aqui e ver que tudo está bem ajeitado e bonito. O gaúcho precisa lutar para que o parque permaneça aberto e as pessoas possam vir apreciar este espaço que respira o tradicionalismo”, opinou ele.

Para o presidente da Associação dos Acampados da Estância da Harmonia (Acamparh), Rogério Lara, há uma grande expectativa para maior adesão do público nos próximos dias. “Todos estão terminando de montar, e agora há mais a parte decorativa para fazer. A entrada em três fases foi uma alternativa que encontramos em razão da liminar que suspendeu as obras. Aquela semana em que paramos, se transformou em dez, 15 dias de trabalho. Mas hoje deve terminar com certeza”, pontuou Lara.

Hoje também seguem as vistorias do Corpo de Bombeiros aos piquetes que necessitavam de ajustes após a primeira inspeção da corporação, ocorrida na quinta-feira, e nos quais foram checadas as condições dos galpões, o Palco Principal, o Pavilhão de Artesanato e os espaços de comércio. Conforme a Acamparh, as modificações necessárias são pontuais. O Acampamento Farroupilha 2023, com 232 piquetes e mais de 100 atrações culturais confirmadas, segue com programação no Parque Harmonia até o próximo dia 20.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895