Revitalização do calçadão e ciclovia da praia de Ipanema são entregues em Porto Alegre

Revitalização do calçadão e ciclovia da praia de Ipanema são entregues em Porto Alegre

Investimento na área foi de cerca de R$ 1,6 milhão, por meio de termo da Prefeitura com a empresa Melnick

Felipe Faleiro

publicidade

Foi entregue na manhã desta quarta-feira, com a presença do prefeito Sebastião Melo, do secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, vereadores e pessoas da comunidade, as revitalizações do calçadão e ciclovia da orla de Ipanema, na zona Sul de Porto Alegre. Popular destino de atletas e moradores em busca de relaxamento, o calçadão recebeu intervenção em um trecho de 2.087 metros, e a ciclovia, em 1.250 metros.

A revitalização foi feita na rua Déa Coufal, a partir da confluência com a avenida Coronel Marcos, seguindo pela avenida Guaíba, até a esquina desta com a avenida Osvaldo Gonçalves Cruz. A obra foi possível por meio de um Termo de Alienação de Solo Criado por Contrapartida (Tascc) firmado com a incorporadora Melnick, modalidade na qual a empresa comprou o solo criado para a construção de um empreendimento no bairro Santa Cecília.

“Em poucas áreas hoje há um reencontro da cidade com o Guaíba. Nossa praia de Ipanema passou por uma bela reforma, fruto de parceria com uma empresa de construção civil, em um investimento de R$ 1,6 milhão com piso e calçada novos. É mais uma entrega de Porto Alegre, e considero que espaço público é o que há de mais importante na cidade”, afirmou Melo.

Já o secretário Bremm pontuou que o espaço apresentava uma depreciação visível, e não havia acessibilidade no mesmo. “Via parceria com a iniciativa privada, buscamos recursos e fizemos o investimento. Não houve novas implantações, mas recuperações, por exemplo, dos playgrounds, o próprio calçamento, piso podotátil, os bancos e o canteiro foram recuperados e instalação de postes para vôlei de praia. Ipanema precisava desta atenção”, comentou ele.

O casal Eliane Machado, advogada, e Mário Chaves, juiz aposentado, mora no entorno, faz exercício na orla diariamente e elogiou a entrega da revitalização, porém ambos afirmaram que ainda há questões a serem solucionadas na área. “Principalmente a segurança, pois vejo muito pouca presença da Brigada Militar por aqui, e há pessoas suspeitas rondando a qualquer hora do dia, e também o odor forte, o qual já estamos acostumados. Faz muitos anos que há a promessa de eliminar as saídas de esgoto daqui e não é resolvido. Esperamos que haja solução”, disse Eliane.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895