Rio Caí voltou a subir e o alerta é para que famílias permaneçam longe de suas moradias até segunda

Rio Caí voltou a subir e o alerta é para que famílias permaneçam longe de suas moradias até segunda

A medição feita na manhã deste sábado apontou o nível de 9,62 metros, ainda longe da cota de inundação, que é de 10,50 metros

Fernanda Bassôa

Prédios comerciais, casas de famílias, postos de saúde e escolas foram duramente danificados pela força da água

publicidade

Com a chuva que começou na sexta-feira e com a previsão de novos volumes que devem cair sobre a região até a próxima segunda-feira, o Rio Caí voltou a apresentar elevação no trecho da cidade de São Sebastião do Caí. A medição feita na manhã deste sábado apontou o nível de 9,62metros, ainda longe da cota de inundação (de 10,50m), mas motivo de alerta para quem precisou sair de casa e perdeu praticamente tudo ao ter a residência invadida pela inundação. O Rio Caí subiu 5cm na última hora.

O prefeito Júlio Campani avisou a comunidade em um comunicado sobre os alertas dos institutos de meteorologia de há previsão de chuvas até a próxima segunda-feira, em alguns casos podendo superar os 300 milímetros no período. Ele orientou que a população fique atenta, principalmente as pessoas que residem próximas ao rio e solicitou aos moradores que residem na zona ribeirinha que aguardem pelo menos até segunda-feira para retornarem às suas casas.

A Defesa Civil do Município também está atenta e monitorando a situação. Atualmente, 213 famílias ainda estão acolhidas em quatro abrigos mantidos pela prefeitura, mas aos poucos as pessoas deixam os locais para realizar a limpeza do que restou de seus imóveis. Ainda com ruas úmidas, mas pouco alagadiças, o rastro de destruição é percebido a cada esquina. Prédios comerciais, casas de famílias, postos de saúde e escolas foram duramente danificadas pela força da água.

A Comissão da 22ª Festa da Bergamota e das Flores de São Sebastião do Caí comunicou que a programação do evento, prevista para ocorrer entre os dias 24 de maio a 2 de junho, foi transferida. A medida se dá, de acordo com o presidente da comissão, Elton Sebastiany, considerando os inúmeros fornecedores e artistas a serem contatados para a realização do evento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895