Rio Grande do Sul contabiliza 37 mortes devido a chuvas
Vítimas fatais foram reportadas em dez municípios, segundo a Defesa Civil; Muçum soma 14 óbitos
publicidade
As fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desde domingo já somam 37 mortes até a noite desta quarta-feira, segundo o boletim mais recente da Defesa Civil do Estado. Ao todo, dez municípios reportaram ao menos um óbito. A cidade mais afetada é Muçum, com 14 vítimas até o momento. Os outros óbitos são em Roca Sales (9), Estrela (2), Encantado (1), Cruzeiro do Sul (2), Ibiraiaras (2), Lajeado (3), Mato Castelhano (1), Santa Tereza (1) e Passo Fundo (1). A última morte foi comunicada pelo governador Eduardo Leite em entrevista para a CNN Brasil.
De acordo com o boletim, há nove pessoas desaparecidas. Mais de 3,1 mil gaúchos estão desabrigados e 3,5 mil desalojados. O avanço e a força da água destruíram 14 pontes, além de danificações em residências e estruturas públicas.
Os primeiros corpos de vitimas procedentes da região do Vale do Taquari chegaram ao IML de Porto Alegre na tarde desta quarta-feira. Os corpos, 22 ao todo, foram transportados em caminhões. Segundo o Instituto-Geral de Perícias (IGP), 14 vítimas eram de Muçum e 8 de Roca Sales. Os cadáveres ficaram no Departamento Médico Legal (DML), onde foram reconhecidos e passarão por uma necropcia. De acordo com o governo do Estado, não há uma data para que os exames sejam concluídos, o que dependerá da situação do estado de conservação de cada corpo.