Rio Grande do Sul dá início à vacinação contra a gripe

Rio Grande do Sul dá início à vacinação contra a gripe

Em algumas cidades, as doses serão aplicadas mediante agendamento prévio

Correio do Povo

Crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, puérperas, profissionais da saúde e indígenas são os vacinados desta primeira etapa

publicidade

Enquanto prossegue a vacinação contra a Covid-19, tem início nesta segunda-feira a imunização contra a gripe no Rio Grande do Sul, que nesta primeira etapa é para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e indígenas. Em Canoas, foram definidos horários nas 27 unidades básicas para atender o público das duas campanhas. Das 8h às 12h, segue a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para idosos e profissionais de saúde. Das 13h até o fechamento, é a vez do público-alvo contra a gripe.

Em Sapucaia do Sul, a aplicação da vacina da influenza ocorrerá por agendamento. O cadastro é feito por meio de um site disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Já a marcação para a dose contra a Covid pode ser feita presencialmente nas UBSs ou pelo WhatsApp da unidade escolhida.

Em Esteio, a aplicação será feita nas UBSs somente por agendamento, que pode ser realizado pelo site da prefeitura. Como essa é a mesma página utilizada para marcar a imunização contra o novo coronavírus, o usuário deverá ter atenção no momento de preencher os dados. Quem tiver dificuldade para acessar a Internet poderá reservar o horário pelo telefone (51) 3473-6377 e escolher a opção 1. A proposta do agendamento é evitar aglomerações nas UBSs, reduzindo o risco de contágio com a Covid-19. Ao marcar, é necessário informar nome completo, data de nascimento, CPF, telefone e endereço de quem receberá a imunização. No dia agendado, é obrigatório apresentar a carteira de vacinação, comprovante de residência e um documento oficial de identificação. A pessoa pode escolher qualquer UBS com agenda disponível para receber as doses. Os trabalhadores da rede municipal pública de saúde serão vacinados em seus locais de trabalho.

Em Lajeado, a imunização contra a gripe ocorre das 8h às 14h no posto do Centro, para todos os grupos prioritários, e no posto São Cristóvão, só para crianças de seis meses a menores de seis anos. Com isso, a vacinação contra a Covid passa a ser no auditório da Secretaria da habitação, Trabalho e Assistência Social.

Em Caxias do Sul, a vacinação contra a gripe também inicia-se nesta segunda-feira e será nas UBSs, com exceção da São Vicente e das Unidades Básicas Vacinadoras. Em Bento Gonçalves, a imunização ocorre no Centro de Referência Materno Infantil, na Unidade Central e UBS São Roque. Nesses locais não haverá vacinação contra a Covid.

Nesta segunda-feira, São Leopoldo dá início a campanha contra a gripe, atendendo profissionais de saúde, nas próprias instituições de trabalho, mediante agendamento da Vigilância em Saúde. A partir de terça-feira, as UBSs com salas de vacinação estarão disponíveis para imunizar crianças, grávidas e puérperas. Os povos indígenas são imunizados nas aldeias.

A vacinação da gripe também se inicia nesta segunda-feira em Santa Maria. Serão 25 unidades de saúde para receber o grupo prioritário. Em Passo Fundo, a partir desta segunda-feira a aplicação ocorre nos Ambulatórios de Especialidades, São José e São Luiz Gonzaga, Cais Hípica e Vila Luíza e Central de Vacinas, além de ESFs e UBSs. Em Frederico Westphalen, a vacinação contra a gripe será nos postos de saúde do jardim primavera e São Francisco de Paula, das 8h às 11h e das 13h às 16h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895