Rio Grande do Sul terá domingo de sol e forte calor

Rio Grande do Sul terá domingo de sol e forte calor

Marcas devem ultrapassar os 30ºC no Estado

Metsul

publicidade

O domingo dos gaúchos terá o predomínio do sol com amplos períodos de céu em belo e aproveitável dia. Nuvens aparecem em poucos pontos, como o Oeste e o Sul, em parte do dia. Ar ainda mais quente ingressa com temperatura alta.

Embora o amanhecer ameno e com nevoeiro isolado, a tarde será quente e de forte calor em muitas cidades. As máximas ficam entre 32ºC e 35ºC no Oeste, no Noroeste, no Centro gaúcho, nos Vales e na Grande Porto Alegre. O vento aumenta e soprará com rajadas do quadrante Norte no Oeste.

A temperatura deve variar entre 17º e 32ºC em Porto Alegre.

Clima na segunda metade do mês

Como será a segunda metade de setembro no clima? A primeira foi terrível com periodo marcado por chuva extraordinária e acumulados absurdamente altos para apenas duas semanas, que levaram a cheias em quase todas as regiões e enchente catastrófica com quase 50 mortos.

Só a primeira metade do mês no Rio Grande do Sul registrou chuva de 431,6 mm em Caçapava do Sul, 415,6 mm em Passo Fundo, 404 mm em Cruz Alta, 400,8 mm em Serafina Corrêa, 395,4 mm em Santiago, 374,2 mm em Santa Maria 365,4 mm em São Vicente do Sul, 350,8 mm em São Luiz Gonzaga, 347,2 mm em Tupanciretã, 3339,3 mm em Canguçu, 327,4 mm em Encruzilhada do Sul, 330,8 mm em Dom Pedrito, 330,6 mm em Capão do Leão, 310,2 mm em Rio Grande, 302,2 mm em Alegrete, e 300,8 mm em Bagé.

Na região metropolitana, os volumes também foram excepcionais. No Vale do Sinos, Campo Bom teve 287,6 mm. Em Porto Alegre, 269,3 mm no Jardim Botânico e 242 mm em Belém Novo. Várias cidades tiveram entre o dobro e o triplo da média de chuva do mês inteiro em 15 dias.

A chuva nesta segunda metade de setembro seguirá acima a muito acima da média com excessos principalmente no Oeste, Centro e Sul do estado, embora não se afaste acumulados excessivos localizados em outros regiões por tempestades. Haverá mais temporais que na primeira quinzena. Sob ar muito quente que vai invadir o estado semana que vem e com maior umidade, o risco de temporais fortes a severos com chuva forte, raios, vendavais e granizo até de grande tamanho será crítico na próxima semana.

Na temperatura, desenha-se uma segunda metade de setembro em que a temperatura ficará acima da média com número alto de dias de calor, em alguns intenso a extremo para esta época, sobretudo semana que vem. O calor será mais forte do Centro para o Noroeste e o Norte do estado. Entre os dias 24 e 25, ar mais frio deve começar a ingressar no território gaúcho a partir do Sul. Volta a fazer calor nos últimos dias do mês


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895