Cidades

Rio Ibicuí está dois metros acima da cota de inundação, e Manoel Viana soma 279 pessoas fora de casa

Bairros mais afetados são Navegantes, Restinga, Progresso e Barragem do Itu; um abrigo foi organizado pela prefeitura no ginásio Henrique Nemitz Martins para acolher as famílias

O município decretou situação de emergência em 23 de junho por conta dos estragos causados pela cheia
O município decretou situação de emergência em 23 de junho por conta dos estragos causados pela cheia Foto : Defesa Civil de Manoel Viana / Divulgação / CP

O município de Manoel Viana contabiliza 279 pessoas fora a de casa, entre desalojados e desabrigados, em um total de 132 famílias. O nível do Rio Ibicuí nesta quinta-feira estava em 11,60m, apresentando pequeno declínio, mas ele chegou a medir 14,06m (pico máximo) em 22 de junho. Entretanto, a atual mediação ainda está dois metros acima da cota de inundação (que é de 9,60m) e o que deixa as equipes da Defesa Civil em constante alerta e de prontidão. O auxílio acontece com o fornecimento de caminhões e pessoal para a retirada de pertences das moradias e deslocamento das famílias.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Manoel Viana, André Meneguetti, os bairros mais afetados pela cheia do Ibicuí são Navegantes, Restinga, Progresso e Barragem do Itu. Na cidade, um abrigo foi organizado pela prefeitura no Ginásio Henrique Nemitz Martins para acolher as famílias que precisaram deixar suas moradias em busca de locais secos.

"Além do Rio Ibicuí, ainda temos o Itu, que fica 40 quilômetros distante do centro da cidade e é considerado um afluente. Este também extravasou devido ao grande acumulado de chuvas da última semana. Entre 14 e 20 de junho, a precipitação foi de 400mm." As aulas foram suspensas e, conforme Meneguetti, as estradas da cidade estão totalmente danificadas, com acessos bloqueados e trechos interditados.

"A prefeitura está auxiliando as famílias desalojadas com colchões, kits de higiene e limpeza, bem como entrega de cestas básicas." O município decretou situação de emergência no último dia 23 de junho em razão dos inúmeros estragos provocados pela inundação.

Veja Também