A Defesa Civil de Venâncio Aires informou que o rio Taquari atingiu a marca de 14,16 metros na medição das 16h30 desta quarta-feira, em Vila Mariante. Com isso, o nível do rio ultrapassou a cota de inundação no local, que é de 14 metros. A Defesa Civil projeta que o nível do rio possa se aproximar dos 15 metros entre o fim da tarde e a noite desta quarta.
O cenário, aponta o órgão, é semelhante ao da enchente registrada na última semana. Conforme o secretário de Segurança Pública e Defesa, Luciano Teixeira, o escoamento das águas ocorre de forma mais lenta devido aos níveis elevados dos rios Jacuí e Guaíba.
- Não-Me-Toque decreta situação de emergência após temporal
- Granizo provoca danos em 116 residências de Erval Seco, no Norte do Estado
- Aproximadamente 100 famílias tiveram residências atingidas por granizo em Esperança do Sul
Como medida preventiva, três famílias já estão abrigadas no Ginásio de Esportes de Linha Mangueirão, após retirarem seus pertences das residências. As equipes da Defesa Civil permanecem acompanhando a evolução do nível do rio e prestando o suporte necessário às famílias atingidas.