O rio Uruguai voltou a subir em Itaqui na manhã desta terça-feira. Segundo boletim divulgado pelo município, o manancial estava com 10,08m, por volta das 10h, subindo uma média de cinco centímetros por hora. Isto já era previsto em função do avanço nas cabeceiras da bacia do manancial e em São Borja, onde segundo a medição mais recente estava com 10,38m, acima da cota de inundação e crescendo no mesmo nível de Itaqui. ainda na cota de inundação.
Segundo informações do município há pouca oscilação, se mantendo desde às 19h15min de segunda-feira. A cidade tem 937 pessoas atingidas pela enchente. Dessas 884 estão desalojadas. O número de casas fixas chegou a 226, 79 residências tracionadas precisaram ser deslocadas para locais mais secos. Conforme projeção do Serviço Geológico do Brasil, o rio deve chegar aos 10,15m na noite desta terça-feira
Em Uruguaiana, no início da manhã o rio estava com 10,51m, baixando lentamente, mas acima da cota de inundação de 8,5m. Às 10h estava em 10,38m, baixando em média cinco centímetros por hora. Somente na cidade a enchente afetou 2268 pessoas. Dessas 270 estão desabrigadas e 1018 desalojadas.
O prefeito Carlos Delgado lembra que em 12 horas o rio subiu um metro em São Borja e esta água deve começar a descer para Uruguaiana. "A expectativa é que no final do dia comece a chegar esta leva de água em Uruguaiana volte a subir. O bom é que está diminuindo um pouco e dando um fôlego para subir novamente. A tendência é equiparar a medida que chegou passando um pouco dos 11m", projeta.