Rolante desenvolve projeto de recuperação de vegetação em propriedades rurais

Rolante desenvolve projeto de recuperação de vegetação em propriedades rurais

Departamento municipal de Meio Ambiente realizou a doação de 280 mudas de árvores nativas

Stephany Sander

Rolante disponibilizou mudas de diferentes espécies de árvores e acompanha o projeto

publicidade

O município de Rolante, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente, realiza, desde o mês de junho, um projeto de recuperação da Mata Ciliar. A vegetação presente nas margens de córregos, arroios e rios desempenha um importante papel ambiental nos locais, considerados Áreas de Preservação Permanente (APP) pela legislação. 

Para garantir a parceria com donos de propriedades com APP, o Departamento está disponibilizando mudas de diferentes espécies de árvores e prestando acompanhamento técnico do projeto.

O diretor do Departamento Diego Gossler e a bióloga Diouneia Berlitz entregaram, nessa segunda-feira, uma segunda remessa de mudas que serão plantadas às margens de um arroio de 150 metros, que corta a propriedade de 14 hectares, na localidade do Rolantinho.

“O projeto visa a recuperação das margens do arroio através do plantio de espécies nativas, com prioridade para árvores que produzam frutos, que possam servir de alimento principalmente para pássaros e peixes. Neste caso, o departamento fez a doação das mudas e fará todo o acompanhamento técnico do projeto. E o proprietário da área ficará de responsável pelo plantio e manutenção das mudas”, explica Diouneia.

Para a propriedade, o Departamento de Meio Ambiente realizou a doação, em três etapas, de 280 mudas de árvores nativas. Dentre as espécies doadas estão: pitanga, cereja, chal-chal, ingá-feijão, camboatá branco, angico, araçá, gabiroba, jerivá, aroeira salsa, figueira, açoita cavalo, palmito jussara, guajuvira, canela nativa, paineira. 

Para participar do projeto ou receber mudas, os interessados devem procurar o Departamento de Meio Ambiente pelo telefone 3547-1188, no ramal 219, junto ao prédio da prefeitura para que seja avaliada cada situação. 

A população interessada em plantar, seja em sua casa ou em área rural, também poderá solicitar mudas. No entanto, não serão doadas mudas para aquelas pessoas que necessitam fazer compensação ambiental, decorrentes de infrações ambientais ou de alguma autorização proveniente do Departamento. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895