RS terá predomínio de sol no sábado de final do Gauchão, antes de risco de temporais no domingo

RS terá predomínio de sol no sábado de final do Gauchão, antes de risco de temporais no domingo

Estado será atingido por muita instabilidade, com alerta para estragos

MetSul Meteorologia

Decisão do estadual deve ter clima agradável e ensolarado na Arena

publicidade

O sábado da final do Gauchão será com predomínio do sol no Rio Grande do Sul. Haverá períodos de céu claro e outros de nuvens esparsas. Em Porto Alegre, onde o Grêmio busca o hepta, contra o Juventude na Arena, sol com 27ºC às 16h. Em Caxias do Sul, do adversário Juventude, dia de sol e agradável que começa frio.

O começo deste sábado, aliás, terá temperatura baixas e um friozinho na Campanha e Serra. A tarde é agradável na maioria das cidades, mas o Noroeste tem calor. No final do dia, não se afasta chuva na Fronteira Oeste antes de um domingo de intensa instabilidade.

As mínimas rondam os 12ºC em Santana do Livramento e Caxias do Sul e os 11ºC em São José dos Ausentes e Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 30ºC em Cruz Alta e 34ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros se alternam entre 17ºC e 27ºC.

A MetSul Meteorologia alerta que este domingo será de muito alto risco no RS, com previsão de ocorrência de chuva forte a localmente intensa e possibilidade de temporais isolados em diversas regiões. Não se descarta muito raios e episódios de queda de granizo e rajadas de vento forte.

O que vai acontecer? Uma área de baixa pressão cruzará o Rio Grande do Sul de Oeste para Leste no decorrer do domingo, o que formará nuvens muito carregadas. As nuvens de grande desenvolvimento vertical, com até 10 a 15 quilômetros de altura, serão capazes de provocar a chuva forte e os temporais.

A tendência é que a instabilidade inicialmente atinja o Oeste gaúcho ainda na madrugada e se intensifique sobre o estado no decorrer do dia, à medida que a área de baixa pressão avança de Oeste para Leste pelo Rio Grande do Sul. No fim do domingo, o centro de baixa pressão já vai estar sobre o mar e a instabilidade terá cedido na maioria das cidades, embora ainda chova à noite em alguns pontos.

De acordo com a análise da MetSul, as regiões de maior risco neste domingo são o Oeste, o Centro, áreas da Campanha mais próximas do Centro gaúcho e a Metade Norte. Isso inclui os vales, a cidade de Porto Alegre, a área metropolitana e o Litoral Norte. Porto Alegre tem alto risco de chuva por vezes forte a ocasionalmente torrencial, não se descartando a possibilidade de vento forte. O período de maior risco na capital será entre a metade da manhã do domingo e meio da tarde.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895