RS terá sol entre nuvens, mas ainda alguma instabilidade nesta sexta-feira

RS terá sol entre nuvens, mas ainda alguma instabilidade nesta sexta-feira

Cheia do Rio Uruguai segue preocupando, com risco de estragos e desalojamentos no Sul do Estado

MetSul

Capital terá sol entre nuvens

publicidade

O sol aparece com nuvens em todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Diversos pontos do estado devem ter momentos de maior nebulosidade, entretanto. Espera-se chuva ainda em parte do território gaúcho, mas isolada e passageira.

A probabilidade é maior de instabilidade em pontos das Metades Oeste e Norte. Uma massa de ar frio sobre o oceano segue trazendo temperatura agradável, mas aquece mais do que na quinta-feira. Segue o vento Leste, por vezes moderado, pelo contraste térmico e de pressão entre o oceano e o continente.

As mínimas rondam os 14ºC em Bagé, os 12ºC em Vacaria e os 11ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 25ºC em Uruguaiana e a 27ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 15ºC e 25ºC.

A cheia do Rio Uruguai é de proporções históricas, mostram medições feitas em cidades da parte média da bacia, junto ao Noroeste do Rio Grande do Sul. A enchente causada causou inundações em municípios como Iraí, Porto Mauá, Doutor Maurício Cardoso e Tiradentes do Sul. Em Tiradentes do Sul, muitas áreas estão alagadas com a cheia do Uruguai.

Esta enorme quantidade de água está descendo do Noroeste para áreas mais ao Sul da bacia. Assim, a MetSul alerta que municípios como São Borja, Itaqui e Uruguaiana devem se preparar para uma grande cheia e muito maior que a enfrentada nos últimos dias, com moradores fora de casa e grande número de áreas alagadas, nas zonas rurais ribeirinhas e mesmo nas áreas urbanas destes municípios. Tanto Uruguaiana como Itaqui já estão em situação de emergência por conta da cheia do Rio Uruguai.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895