São Leopoldo decreta situação de emergência em função do novo coronavírus

São Leopoldo decreta situação de emergência em função do novo coronavírus

Município inicia nesta sexta-feira a vacinação contra a gripe influenza

Stephany Sander

Primeira fase da vacinação será para idosos e trabalhadores da saúde em São Leopoldo

publicidade

A prefeitura de São Leopold, no Vale do Sinos, decretou situação de emergência no município no final da manhã desta quinta-feira. Assim, de acordo com o texto assinado pelo prefeito Ary Vanazzi, fica dispensada a licitação, em função da emergencialidade, para a aquisição de bens, obras, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública.

Por já ter doses da vacina contra a gripe influenza, a imunização de idosos e trabalhadores da saúde em São Leopoldo começa nesta sexta-feira. A campanha, antecipada em um mês pelo Ministério da Saúde se inicia em todo o país na segunda-feira, mas foi ainda mais antecipada no município, como parte do plano de combate ao coronavírus.  

"Ao evitar a proliferação da gripe H1N1, abre-se espaço nas unidades e hospitais para atendimentos ao Covid-19. Isso facilita o diagnóstico das doenças. A vacina não previne o coronavírus. Mas, sabendo que o paciente foi vacinado contra influenza, já descartamos de imediato essa gripe e partimos logo para a verificação do Covid-19”, explica a coordenadora de Imunizações da Secretaria da Saúde, Karen Carvalho. 

A segunda fase da vacinação começa no dia 16 de abril para professores, profissionais de segurança e pessoas com doenças crônicas. Já na terceira etapa, a partir de 9 de maio, será a vez das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos entre 55 e 59 anos de idade.

Para facilitar o atendimento à população, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Imigrante Feitoria ficará diariamente aberta até as 22 horas. Além disso, atenderá neste sábado e domingo, das 8h às 12h e das 13 às 17h. Outra novidade é a sala de vacina na Farmácia Municipal que imunizará contra a influenza em horário comercial: das 8h ao meio-dia e das 13 às 17h. Não há até o momento nenhum registro de coronavírus em São Leopoldo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895