São Leopoldo lança pesquisa direcionada aos profissionais da linha de frente no combate à pandemia

São Leopoldo lança pesquisa direcionada aos profissionais da linha de frente no combate à pandemia

Ação visa gerar dados sobre saúde mental no contexto da pandemia e criar ações de cuidado

Stephany Sander

O estudo está sob a responsabilidade dos professores do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unisinos

publicidade

Através de uma parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a Prefeitura de São Leopoldo lançou uma nova pesquisa relacionada à saúde mental de quem atua na linha de frente no combate a pandemia de Covid-19. A iniciativa tem o objetivo de avaliar as condições de saúde psicológica dos servidores e é feita totalmente online, por um questionário, até a próxima quarta-feira.

Uma primeira edição da pesquisa foi realizada em novembro do ano passado, e agora, a Unisinos busca maior adesão por parte do público-alvo: trabalhadores das áreas da Saúde. O questionário busca contribuir na identificação dos impactos da pandemia na qualidade de vida desses servidores que atuam na linha de frente do novo coronavírus. “A participação do servidor é fundamental para contribuir na avaliação de ações que já estão sendo realizadas pela prefeitura. A resposta de cada uma e cada um nos dará a direção”, explicou o secretário da Saúde Marcel Frison.

O estudo está sob a responsabilidade dos professores Fernanda Serralta, Janine Monteiro, Tagma Donelli, Priscila B. Henck e Murilo Ricardo Zibetti do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unisinos. O projeto é apoiado pelo Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), representado pelas profissionais psicólogas Cristina Lima e Doris Haar e visa, em última instância, gerar dados sobre saúde mental no contexto da pandemia e, com isso, ações de cuidado.

O questionário é breve e estará disponível para preenchimento por tempo determinado. A contribuição é confidencial, voluntária, e muito relevante para a construção de conhecimentos e para a promoção de ações que visam o cuidado com a nossa comunidade. A equipe da Unisinos entrará em contato com os servidores que responderem a pesquisa para orientações sobre sua saúde e possíveis encaminhamentos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895