São Leopoldo retoma visitas a residências no combate ao Aedes aegypti

São Leopoldo retoma visitas a residências no combate ao Aedes aegypti

O principal alvo são vasos de plantas, pneus e potes de água e ração para animais de estimação

Stephany Sander

O trabalho recomeçou pelo bairro Arroio da Manteiga, um dos maiores e mais populosos da cidade

publicidade

Após um ano de suspensão por conta das regras de prevenção ao Covid-19, os agentes de combate às endemias da Secretaria da Saúde de São Leopoldo estão retornando as visitas as residências. O trabalho recomeçou pelo bairro Arroio da Manteiga, um dos maiores e mais populosos da cidade. Com máscaras e álcool gel, os servidores, identificados com crachá e jaqueta azul marinho, orientaram moradores e coletaram amostras quando necessário. O principal alvo são vasos de plantas, pneus e potes de água e ração para animais de estimação.

Para acelerar a varredura, os agentes se dividem em duplas que ficam responsáveis cada um por um quarteirão, segundo o secretário municipal de Saúde, Marcel Frison. “Temos uma equipe treinada, bem preparada e seguindo os protocolos sanitários para fazer as visitas. Pedimos que os moradores também tenham essa atenção. Além, é claro, de ficarem especialmente atentos nesse período de chuvas. Já que o Aedes aegypti gosta de água limpa para se reproduzir”, reforçou.

O controle vetorial e a prevenção da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus é realizado pela Vigilância Ambiental com base nas Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue do Ministério da Saúde (MS). Atualmente, a equipe da Vigilância Ambiental conta com biólogas, veterinários e 23 agentes de combate às endemias (ACEs). De acordo com o supervisor de campo Matheus Severo, da Vigilância em Saúde, apesar da pausa nas visitas, o trabalho da equipe não parou em nenhum momento. “Mesmo durante a pandemia, sempre seguimos visitando os pontos estratégicos como cemitérios, floriculturas e borracharias. Além da aplicação de inseticida em pontos com suspeita de casos. Mas a retomada das visitas é importante para chamar a atenção da população”, destaca. As visitas no bairro Arroio da Manteiga seguirão até o mês de julho.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895