São Leopoldo ultrapassa 200 mil doses aplicadas contra a Covid-19

São Leopoldo ultrapassa 200 mil doses aplicadas contra a Covid-19

58% dos moradores já tomaram a primeira dose e 26% já estão com o esquema vacinal completo

Stephany Sander

Há pouco mais de sete meses, iniciava o mutirão da vacinação contra a Covid-19 no município

publicidade

Sete meses depois de iniciar a vacinação contra a Covid-19, a cidade de São Leopoldo, que já imuniza à população geral com 18 anos, chegou a 58% dos moradores com a aplicação da primeira dose. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) com a totalização das mais de 3 mil doses aplicadas na última sexta-feira, o município ultrapassou a marca das 200 mil doses de vacina contra a Covid-19, aplicadas entre primeira, segunda e dose única.

Ao todo, são 202.755 doses já aplicadas, o que representa que 58,67% da população total (de acordo com estimativa do IBGE) já tenha recebido ao menos a primeira dose, e 26,35% já tenham completado o ciclo vacinal com a segunda dose, ou dose única. Ao considerar a população estimada acima de 18 anos, a primeira dose representa 75,73% dos moradores e com o ciclo completo 34,01%. Há pouco mais de sete meses, em 19 de janeiro, no Hospital Centenário, iniciava o mutirão da vacinação contra a Covid-19. A ação contou com equipes ampliadas, capacitadas, com ações descentralizadas, apoio da unidade móvel, busca ativa, horários estendidos e forte campanha de orientação e conscientização, segundo o secretário de Saúde, Marcel Frison.

“Chegar à população de 18 anos e ainda nessa marca de 200 mil doses, registramos 74% da população maior de idade já vacinada ao menos com uma dose. Mas o mais importante de tudo isso, é que estamos oportunizando para todas as pessoas que o Plano Nacional de Imunizações contempla, a oportunidade de vacinar. Enfrentamos uma grande disputa na sociedade ideológica e precisamos convencer as pessoas que este é o caminho mais correto”, afirmou Frison.

O município foi o primeiro do Estado a vacinar professores e só retornou as aulas com todos trabalhadores da educação vacinados. Também largou na frente na imunização de adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades. A vacinação nas indústrias e no comércio, busca em áreas irregulares e comunidades mais distantes também fazem parte da estratégia de avanço na vacinação.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895