São Sebastião do Caí finaliza projeto que prevê desassoreamento do Rio Caí e arroios na cidade

São Sebastião do Caí finaliza projeto que prevê desassoreamento do Rio Caí e arroios na cidade

Documento deverá ser entregue ao governo do Estado até o final da próxima semana para liberação de verbas

Fernanda Bassôa

Também foi discutida a contratação de empresa responsável pela elaboração de projeto de construção dos diques

publicidade

A cidade de São Sebastião do Caí, um dos municípios gaúchos duramente afetados pelas cheias de maio e que configura entre as cidades em calamidade, está em fase final de elaboração do projeto que será entregue ao governo do Estado, que contempla o desassoreamento de arroios e especialmente do Rio Caí, que ultrapassou a marca dos 17 metros no ápice da enchente. Neste sentido o Município deverá ser contemplados com até R$ 1,5 milhão para esta finalidade e o projeto deverá ser entregue até o final da próxima semana.

Além disso, no final do mês de julho, o prefeito Júlio Campani participou da reunião com os Ministros Rui Costa, da Casa Civil; Paulo Pimenta, do Ministério da Reconstrução; Jader Filho, da Habitação; e Valdez Góis, da Infraestrutura, junto com o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza, oportunidade em que o Governo Federal lançou o Programa PAC Seleções.

“Para o Vale do Caí, especificamente São Sebastião do Caí, Harmonia, Pareci Novo e Montenegro, o Governo Federal destinará, através de Recursos Extras do Tesouro, R$ 14,5 milhões para a contratação de empresa responsável pela elaboração de projeto de construção dos diques (nos quatro municípios). O projeto irá contemplar o estudo feito pela Metroplan que trata de alternativas para minimização do efeito das cheias do trecho baixo do Rio Caí”, explica Campani.

Na próxima semana, os Prefeitos dos quatro municípios serão chamados para uma reunião em Porto Alegre, com o Ministro Paulo Pimenta e representantes do Governo do Estado, para definição sobre quem ficará com a responsabilidade de contratar a empresa para elaboração do projeto. Na mesma oportunidade foi anunciado que governo Federal já contratou a empresa para a realização da Batimetria do Rio Caí. Ou seja, é um processo de medição do nível do rio para identificar os pontos assoreados, permitindo que os recursos do Governo do Estado sejam utilizados no desassoreamento.

“Nesse sentido, é importante ressaltar que a responsabilidade pelo desassoreamento do Rio Caí é, como visto, dos Governos Federal e Estadual. A competência do Município é a limpeza dos arroios, trabalho que já está sendo realizado no Arroio Coitinho, além do hidrojateamento das ruas, também em andamento.” O prefeito Campani aproveitou para solicitar ao governo do estado agilidade dos trabalhos para a implantação das galerias na ERS 124, obra que certamente irá minimizar o efeito das enchentes em São Sebastião do Caí, Harmonia, Pareci Novo e Montenegro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895