Saúde de São Borja firma protocolos de monitoramento à AIDS e IST

Saúde de São Borja firma protocolos de monitoramento à AIDS e IST

Secretaria do município passa a disponibilizar a PrEP

Fred Marcovici

Secretaria de Saúde de São Borja

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Borja firmou a implantação da Profilaxia Pré-exposição (PrEP) como estratégia de prevenção ao HIV, reforçando o compromisso do município no combate ao HIV/AIDS. O documento foi assinado pela secretária da Saúde de São Borja, Sabrina Loureiro.

Por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a SMS já trabalha no combate à epidemia de HIV/AIDS, baseada na rede de prevenção combinada, que abrange ações como Profilaxia Pós-exposição (PEP), testagem regular para o HIV, outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HV, diagnóstico e tratamento de todas as pessoas que vivem com HIV/AIDS, ISTs e HV, redução de danos, distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, prevenção à transmissão vertical, imunização para HBV e HPV, entre outros.

A PrEP é uma estratégia de prevenção à infecção pelo HIV e consiste no uso diário de uma medicação que tem a função de impedir que a pessoa seja infectada pelo HIV. A entrega dos medicamentos será feita na Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM), que funciona junto à Farmácia Especializada, a fim de que a partir de janeiro de 2022 esteja disponível mais esse serviço de saúde para a população são-borjense.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895