Saiba quais comércios e serviços funcionam no feriado de Tiradentes em Porto Alegre

Saiba quais comércios e serviços funcionam no feriado de Tiradentes em Porto Alegre

Enquanto bancos e lotéricas não devem abrir, comércio pode funcionar respeitando acordos coletivos

Kyane Sutelo

Lojistas poderão funcionar com mão de obra dos empregados, se respeitarem o acordo coletivo firmado.

publicidade

O feriado de Tiradentes, nesta sexta-feira, modifica o funcionamento dos serviços e comércio em Porto Alegre. Conforme o Sindilojas POA, podem abrir os estabelecimentos, com utilização da mão de obra dos empregados, apenas as empresas que possuírem acordo coletivo, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho do setor. O horário de abertura é definido pelos lojistas, com base nas regras da Convenção, sendo comum o comércio de rua funcionar das 9h às 19h e o de empreendimentos como shoppings das 10h às 22h. O Sindilojas POA afirma que poderá haver fiscalização nas lojas, com multa para quem descumprir as orientações. No final de semana, o funcionamento é normal.

Os supermercados e demais empresas varejistas de gêneros alimentícios podem funcionar com mão de obra dos colaboradores, se cumprirem as regras da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), de acordo com o Sindgêneros-RS. A Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa) estará fechada na sexta-feira, funcionando normalmente no sábado.

A CEEE Grupo Equatorial Energia informa que as agências e postos de atendimento estarão fechados no dia 21 de abril. As atividades retornarão normalmente na segunda-feira. Durante o feriado, os clientes poderão solicitar serviços, 24h por dia, pelo site ceee.equatorialenergia.com.br ou pelo telefone 0800 721 2333. Casos de falta de energia podem ser informados por SMS 27307 (mensagem com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora) ou pelo whatsapp Clara (51) 3382-5500, também disponível para solicitar religação.

As Agências FGTAS/Sine também estarão fechadas na sexta-feira e retomarão o atendimento ao público, na segunda-feira. Em Porto Alegre, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132). As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas no dia 21 de abril. Dúvida ou solicitações podem ser encaminhadas pelo atendimento eletrônico dos canais remotos: telefone 135 e Meu INSS.

Bancos e lotéricas

As agências bancárias não terão atendimento no feriado, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos. Segundo o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, os canais online “oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado.

De acordo com o Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do Estado do Rio Grande do Sul (Sincoergs) os estabelecimentos estarão fechados no feriado. “Na sexta-feira não haverá loteria correndo”, disse o presidente da entidade, Marco Antônio Kalikowski. No sábado, o sindicato afirma que a atividade será retomada normalmente.

Os posicionamentos da Febraban e do Sincoergs são os mesmos em relação ao pagamento de boletos. As contas referentes a consumo, como água, energia e telefone, e carnês com vencimento no dia 21, poderão ser pagos, sem acréscimo, na segunda-feira, exceto impostos, que devem ter o pagamento antecipado, se a data de vencimento for o feriado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895