Veja os serviços que funcionarão nos dias de Carnaval

Saiba quais serviços vão parar durante os dias de Carnaval

Bancos e serviços públicos não essenciais terão folga, enquanto setores lojista e supermercadista atuarão conforme acordos sindicais

Vitória Miranda

Bancos e serviços públicos não essenciais terão folga, enquanto setores lojista e supermercadista atuarão conforme acordos sindicais

publicidade

Os bancos e instituições financeiras não terão expediente na segunda, 12, terça-feira, 13, e manhã de quarta-feira de cinzas, retomando o expediente apenas às 12h de quarta-feira, segundo a Febraban. De acordo com o Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do Estado do Rio Grande do Sul (Sincoergs), as casas lotéricas do Estado também não devem abrir na segunda e terça-feira de Carnaval, uma vez que os bancos não terão expediente.

Apesar de ser uma festa popular no Brasil, o Carnaval não é considerado feriado no país, contando apenas como ponto facultativo, a depender dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) firmados por cada estabelecimento junto aos seus sindicatos. Por isso, alguns setores costumam atuar normalmente durante os dias de folia. É o caso do setor supermercadista e lojista. Os estabelecimentos regidos pelo Sindilojas POA poderão manter as atividades normalmente segundo a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e, na terça-feira (13), dependerá do que foi estabelecido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

A Prefeitura de Porto Alegre fará ponto facultativo na segunda-feira, 12, e terça-feira, 13, de Carnaval em conformidade com o artigo 1º do Decreto 10.149/1991. Na Quarta-feira de Cinzas, 14, o expediente se iniciará às 12h. O ponto facultativo não se aplica aos serviços e atividades classificados como essenciais, que continuarão atuando:

  • Atendimento 24 horas 156+POA
  • Limpeza Urbana
  • Serviços de Trânsito e Transporte Coletivo
  • Saúde
  • Atendimento DMAE; Guarda Municipal
  • Defesa Civil
  • Conselho Tutelar


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895