Samu avançado de Seberi retoma atividades no próximo dia 15

Samu avançado de Seberi retoma atividades no próximo dia 15

Serviço teve suas atividades suspensas no dia 1º de dezembro do ano passado

Agostinho Piovesan

A estrutura do Samu Avançado, permanece no mesmo local onde funciona o serviço básico

publicidade

Depois de oito meses suspenso por falta de recursos financeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Avançado) de Seberi deve retomar as atividades no próximo dia 15. O serviço teve suas atividades suspensas no dia 1º de dezembro do ano passado, em razão do atraso no repasse de recursos por parte do Estado.

Segundo o titular da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Frederico Westphalen, Fernando Panosso, a decisão de retomar o serviço, que atende 26 abrangidos pela CRS, ocorreu durante a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada nesta terça-feira. “Ficou registrado o compromisso do governo do Estado em garantir os pagamentos mensais em dia destinados à manutenção da estrutura e também o salário dos profissionais que atuam no órgão", explicou. 

Panosso disse que são necessários aproximadamente R$ 100 mil para manter o serviço regional. “Na reunião desta semana também houve o comprometimento de efetuar o pagamento, em 36 parcelas, dos valores atrasados cujas contas já foram empenhadas, valor que se aproxima de R$ 1 milhão”, afirmou. O coordenador da 19ª CRS informou também que está buscando uma solução para a questão dos valores ainda não empenhados.

O Samu Avançado de Seberi foi terceirizado, segundo a secretária municipal de Saúde de Seberi, Lourdes Gemelli. “O serviço foi terceirizado a partir da realização de licitação, sendo que uma empresa da cidade de Seberi foi a vencedora e deverá assumir o serviço”, observou.

A estrutura do Samu Avançado permanece no mesmo local onde funciona o serviço básico, que ficará sob responsabilidade do município. Lourdes lembrou que o Samu Avançado tem como um dos diferenciais a presença de um médico na ambulância, o que melhora a qualidade de atendimento. Já no básico, o serviço é feito por uma equipe de enfermagem e socorristas regulados por um médico plantonista na base de Porto Alegre.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895