Santa Casa de Uruguaiana implanta quatro novos leitos de UTI voltados à Covid-19

Santa Casa de Uruguaiana implanta quatro novos leitos de UTI voltados à Covid-19

A medida foi tomada considerando o aumento no número de internações pela doença

Fred Marcovici

A montagem da nova estrutura não afetará os procedimentos cardiológicos disponibilizados usualmente

publicidade

A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana está montando uma unidade emergencial de apoio à UTI-Covid, inicialmente composta por quatro leitos preparados para terapia intensiva; visando atender exclusivamente a pacientes com diagnóstico ou suspeita de Covid-19. A medida foi tomada considerando o aumento no número de internações pela doença. Hoje são sete dos dez leitos existentes ocupados.

Para implantação da estrutura estão sendo utilizadas duas salas cirúrgicas localizadas na área física que anteriormente abrigou a Unidade de Cardiologia. O espaço está sendo isolado obedecendo todos os protocolos de segurança da instituição e a montagem deve estar concluída ainda nesta quarta-feira. Momentaneamente, visando garantir a assistência, três leitos da UTI-Geral foram preparados para receber pacientes Corona, respeitando os protocolos determinados no plano de contingência do hospital.

A gestora da instituição, Thais Aramburu, reforça que a instalação da unidade não significa uma ampliação da UTI-Covid, que já possui dez leitos, mas sim um apoio visando garantir que nenhum paciente fique sem o atendimento necessário. “Os novos leitos serão utilizados exclusivamente em situações em que a UTI-Covid esteja lotada. O paciente permanecerá nessa unidade enquanto aguarda transferência para outro município”, explica.

A montagem da nova estrutura não afetará os procedimentos cardiológicos de cateterismo e angioplastia (hemodinâmica) disponibilizados usualmente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895