Santa Casa de Uruguaiana recebe nova sala de quimioterapia

Santa Casa de Uruguaiana recebe nova sala de quimioterapia

Local fará com que a capacidade do atendimento dobre

Fred Marcovici

Espaço deve ser inaugurado em janeiro

publicidade

Foi entregue nessa terça-feira uma nova sala para aplicação de quimioterapia na Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. A obra foi feita pela Fundação Pioneiros, juntamente com o Grupo Uruguaiana Viva. As intervenções para o espaço médico tiveram início há um ano e fazem parte do plano de expansão dos serviços de oncologia da instituição de saúde. 

Com o novo espaço, a capacidade do serviço de quimioterapia deverá ser dobrada, atendendo a cerca de 65 pacientes por dia. A partir de agora, o trabalho será no sentido de organizar o fluxo de atendimento e ajustar os últimos detalhes para a inauguração do espaço, que deve ocorrer no próximo mês.

As obras foram custeadas com recursos da Fundação Pioneiros, formada por membros da sociedade civil que se uniram em prol do hospital, com apoio de diversos parceiros. A coordenação dos trabalhos foi do Grupo Uruguaiana Viva, que há mais de dez anos atua na Santa Casa, sendo responsável por diversas obras na instituição. A reforma foi dividida em quatro etapas para garantir que o serviço não seja paralisado em razão das obras. Ao todo, a área passará de 270,39m² para uma área de 656,35m².

Atendimento em mais de dez cidades

Atualmente, o serviço atende a 11 cidades da Fronteira-Oeste: Alegrete, São Gabriel, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Itaqui, Santa Margarida do Sul, Quaraí, Manoel Viana, Barra do Quaraí, Maçambará e Uruguaiana. São cerca de mil pacientes em tratamento assistidos pelo SUS, convênios e particulares. O serviço é referência regional no atendimento a cânceres de mama, próstata, colorretal, esôfago, estômago, pele, fígado, pâncreas, útero, colo e endométrio, rins, bexiga, testículos, pênis, reto e sistema nervoso central.

São aproximadamente 2,5 mil atendimentos mensais, incluindo consultas, cirurgias e tratamento de quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia. Cerca de 40 funcionários integram o setor, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, nutricionistas, psicóloga, médicos oncologistas, radioterapeutas, cirurgiões oncológicos, neurocirurgiões, pneumologista, urologista, proctologista e mastologista, físico médico, além da equipe administrativa e de higiene.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895