Santa Casa de Uruguaiana zera fila para exames de mamografia
capa

Santa Casa de Uruguaiana zera fila para exames de mamografia

Apenas no último mês de setembro foram registrados 408 exames

Por
Fred Marcovici

publicidade

A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, referência em oncologia na Fronteira Oeste do Estado, agilizou os atendimentos aos pacientes e reforçou o serviço de exames de imagem para garantir um diagnóstico precoce do câncer de mama por meio de mamografia ou mastografia, zerando a fila de espera. O procedimento rastreia o tecido mamário podendo detectar nódulo, mesmo que ainda não seja palpável. O hospital fornece o exame, gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao contrário do usual, em que a demanda superava a capacidade de atendimento da instituição, formando fila de espera, também pela temporária desativação do aparelho, o setor agora realiza exames em condições plenas. O exame é um dos serviços contratados pelo Estado junto ao Hospital, por meio da contratualização. De acordo com o documento, a meta é que sejam realizados 300 exames de mamografia mensais, número já ultrapassado. Apenas no último mês de setembro foram registrados 408 exames. Não havendo, assim, mais fila de espera no serviço. Até a última segunda-feira, os horários agendados estendiam-se até o dia oito de outubro.

O agendamento prévio respeita os casos de urgência e os resultados demoram em média uma semana. “Este é um grande avanço. Sabemos da importância do serviço, da gravidade da doença e da diferença que faz o tratamento, na maior possibilidade de cura quando o diagnóstico vem cedo”, diz Thaís Aramburu, administradora do hospital. “É fundamental, portanto, oferecer um serviço de qualidade e ágil”, conclui o prefeito Ronnie Mello.