Santa Casa funciona com 130% de ocupação de UTI-Covid

Santa Casa funciona com 130% de ocupação de UTI-Covid

Novos leitos foram criados de forma contingencial

Fred Marcovici

O hospital conta no momento com 10 leitos UTI-Covid, dois de retaguarda e agora com mais nove na então área vermelha

publicidade

A direção da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana anunciou nesta quarta-feira mudanças estruturais no atendimento da instituição visando ampliar a capacidade de internações de UTI voltada à Covid-19. A assistência da área amarela está sendo transferida do Pronto Socorro para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns.

Os pacientes que seriam encaminhados às áreas verde e azul estão sendo direcionados às Estratégias de Saúde da Família (ESF) do bairro em que moram. Já a área amarela passou a ser considerada área vermelha para os casos mais graves (urgência e emergência) – e a própria área vermelha assumiu a condição de UTI-Geral.

O hospital conta no momento com 10 leitos UTI-Covid, dois de retaguarda e agora com mais nove na então área vermelha. A medida, prevista no plano de contingência da Santa Casa, tem por objetivo dar condições de utilizar a UTI-Geral convencional como apoio aos leitos UTI-Covid. O Centro de Triagem passará a atender também aos sábados e domingos das 8h às 20h por não haver as Unidades Básicas de Saúde.

No momento, a Unidade está funcionando com 130% da capacidade original. A gestora Thaís Aramburu apela pela compreensão e apoio de todos neste momento de extrema preocupação com a saúde da população uruguaianense.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895