Santa Cruz do Sul conclui obra da 52º praça no município

Santa Cruz do Sul conclui obra da 52º praça no município

Espaço fica ao lado do prédio que receberá a Biblioteca Pública

Otto Tesche

A nova praça irá homenagear José Paulo Rauber Filho

publicidade

Os moradores de Santa Cruz do Sul têm mais um local de lazer à disposição no Centro da cidade com a conclusão das obras da praça pública de número 52. O espaço fica ao lado do prédio que receberá a Biblioteca Pública, junto às ruas Marechal Floriano e Galvão Costa. Na estrutura, há chimarródromo com água quente, bancos, mesas e brinquedos para crianças.

Por meio de projeto de lei assinado pelo prefeito Telmo Kirst, a denominação da nova praça vai homenagear José Paulo Rauber Filho, líder político e um dos grandes incentivadores do teatro no município.

O secretário municipal de Cultura, Edemilson Cunha Severo, afirma que a área da praça era um espaço subutilizado, que se transforma em um local encantador. “Eu tenho dito que as esquinas da Marechal Floriano com as ruas Tiradentes e Galvão Costa serão chamadas de canto vivo da cultura em Santa Cruz do Sul, as Esquinas da Cultura”, destacou.

Já o prefeito Telmo Kirst destaca a importância da revitalização de praças e espaços públicos. Segundo ele, antes do investimento, a área onde agora está a Praça da Cultura era uma das partes do Centro que sempre o incomodavam. “Estamos dando aqui apenas o primeiro passo, na inauguração da praça. O segundo será a abertura da Biblioteca Pública Municipal”, salientou Kirst.

Para completar a Esquina da Cultura, o prédio da Biblioteca Pública deverá ser concluído no próximo mês. Segundo o prefeito, pequenos detalhes estruturais ainda serão finalizados, permitindo a entrega à comunidade em 29 de novembro.

Sobre José Paulo Rauber Filho

José Paulo Rauber Filho foi vereador por dois mandatos, de 1983 a 1988 e de 1989 a 1992. Ele também foi presidente da Câmara de Vereadores em 1989 e primeiro-secretário de Turismo de Santa Cruz do Sul, durante o governo de Elemar Gruendling. Ele morreu em abril de 2011, aos 74 anos. Rauber foi uma das personalidades que ajudaram a criar a Festa Nacional do Fumo (Fenaf), antecessora da Oktoberfest.

José Paulo Rauber Filho foi casado durante 53 anos com a culinarista Gilda Rauber, também falecida. O casal tinha uma estreita ligação com a cultura e se conheceu enquanto atuava no teatro, por meio do Grupo de Atores Teatrais Independentes (GAT). Eles protagonizaram o primeiro beijo romântico dos palcos santa-cruzenses.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895