Santa Cruz do Sul cria câmara para a defesa de mulheres e crianças

Santa Cruz do Sul cria câmara para a defesa de mulheres e crianças

Grupo deverá ser formalmente constituído nos próximos dias

Otto Tesche

publicidade

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Santa Cruz do Sul implantará a Câmara Temática em Defesa da Mulher, da Criança e do Adolescente. A ideia foi proposta pelo representante da Câmara de Vereadores, Henrique Hermany, junto ao gabinete. Nos próximos dias o grupo deverá ser formalmente constituído.

A ideia de criar uma câmara temática surgiu, segundo Henrique, porque o órgão é, no seu entendimento, a instância adequada para se pensar políticas voltadas à prevenção de todas as formas de violência contra a mulher, criança e adolescente. “Aqui estão reunidos órgãos de segurança pública e representantes de instituições sociais e de entidades da sociedade civil, justamente aqueles atores que têm o poder de tomar as decisões e de definir as estratégias mais eficazes para combatermos esse terrível mal que assola de forma vergonhosa nossa sociedade”, disse.

O secretário municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade, Everton Oltramari, chamou a atenção para a triste situação enfrentada pelo Brasil no cenário mundial. “Hoje o país ocupa o quinto lugar no mundo em feminicídios”, alertou. Na sua avaliação, a nova câmara terá pela frente a tarefa de sair das discussões e efetivamente propor projetos para eliminar ou reduzir esse problema.

Para compor a estrutura, serão convidados representantes do Escritório da Mulher, Delegacia de Polícia Especializada, Promotoria de Defesa da Criança e do Adolescente, Patrulha Maria da Penha e de outros órgãos de segurança e entidades diversas, com atuação em ações de prevenção e combate à violência. “A violência contra mulheres, crianças e adolescentes cresce a cada dia e é uma realidade que ninguém mais ignora”, afirmou Henrique Hermany.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895