Santa Cruz do Sul disponibiliza livros em refrigerador no Centro da cidade

Santa Cruz do Sul disponibiliza livros em refrigerador no Centro da cidade

Ação visa o incentivo a leitura com acesso geral à população

Otto Tesche

O refrigerador permanece aberto 24 horas por dia

publicidade

Com o objetivo de incentivar a leitura, a Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul disponibilizou um refrigerador com livros para promover o acesso à população. O espaço escolhido foi a Praça José Paulo Rauber Filho, que fica junto à Biblioteca Pública Municipal Elisa Gil Borowski, próximo ao Monumento ao Imigrante, no Centro da cidade.

A ação integra a campanha da 6ª Coordenadoria Regional de Educação para estimular a leitura. Mas diferente do projeto da 6ª CRE, que é itinerante, a iniciativa do município pretende deixar o equipamento à disposição dos leitores sempre no mesmo lugar. A secretária de Cultura, Guiomar Rossini Machado, destacou a importância de promover a leitura em espaços públicos. “Inicialmente colocamos a geladeira aqui na praça, ao lado da biblioteca, porque aqui é o local do livro, é onde circulam nossos leitores”, justificou.

A secretária ainda informou que o refrigerador permanece aberto 24 horas por dia, o que possibilita aos leitores realizarem a leitura na própria praça, ou também a troca de livros. “Qualquer pessoa que gosta de ler, pode doar um livro e pegar outro, é uma forma de promovermos a solidariedade através da leitura”, disse.

A Biblioteca Pública Municipal Elisa Gil Borowski reabriu as portas ao público no início deste mês. Porém, em razão da pandemia do novo coronavírus, ainda não é possível realizar leituras no local, somente sendo permitida a retirada de livros por empréstimo, para sócios. O horário de funcionamento é das 8h30 às 13h30, em razão do turno único da administração pública municipal.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895