Santa Cruz do Sul investirá em medidas preventivas para a estiagem

Santa Cruz do Sul investirá em medidas preventivas para a estiagem

Recursos servirão para a execução de obras para preparar o interior para um possível período longo de falta de chuvas

Otto Tesche

publicidade

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou uma suplementação orçamentária para a Secretaria Municipal de Agricultura, com o objetivo de viabilizar novas implantações de reservatórios de água em propriedades na zona rural. Os recursos servirão para a execução de obras para preparar o interior para um possível período longo de falta de chuvas nos próximos meses.

A suplementação será de cerca de R$ 180 mil e as obras serão executadas por empresa terceirizada. O secretário de Agricultura, Hardi Panke, informou que a abertura de açudes e aguadas ocorre desde o início do ano, inclusive nas épocas mais chuvosas, com recursos do Fundo Municipal de Agricultura. Diante da previsão de que a primavera será marcada por um volume menor de precipitações como consequência do fenômeno La Niña, esses trabalhos se tornaram prioridade.

A intenção da secretaria é priorizar regiões onde a situação é mais crítica em termos de abastecimento, a partir de um levantamento dos pedidos de cargas d’água registrados durante a última estiagem, feito pela Secretaria de Meio Ambiente. O secretário Panke relata que os maiores problemas estão em zonas altas que não são atendidas por redes hídricas. Em São Martinho, por exemplo, houve mais de 130 pedidos de cargas durante o último período de estiagem, entre 2019 e 2020.

Os produtores precisam se inscrever junto à Secretaria da Agricultura para serem contemplados com açudes ou aguadas em suas propriedades. Os atendimentos ocorrem por ordem de inscrição.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895