Santa Cruz do Sul mantém retorno das aulas nas escolas municipais no dia 3 de maio

Santa Cruz do Sul mantém retorno das aulas nas escolas municipais no dia 3 de maio

Redes pública e privada estão autorizadas a reabrir as portas, obedecendo os protocolos estabelecidos

Otto Tesche

Retomada das aulas na cidade vai ocorrer no modelo híbrido

publicidade

A retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul irá ocorrer na próxima segunda-feira para alunos da educação infantil e do 1º e 2º anos do ensino fundamental. A confirmação ocorreu na tarde desta quarta-feira durante reunião da prefeita Helena Hermany com o Comitê Gestor de Combate à Pandemia, que definiu também atualizações previstas em um novo decreto municipal, emitido ao final desta tarde. 

Com a volta da bandeira vermelha e a suspensão do sistema de cogestão, anunciadas pelo governo do Estado na terça-feira, as escolas das redes pública e privada estão autorizadas a reabrir as portas para receber os estudantes, obedecendo os protocolos estabelecidos para a atividade. 

Na rede municipal essa volta irá ocorrer de forma escalonada. Para a prefeita Helena Hermany, a volta gradativa dos alunos é uma medida de precaução. “O abre e fecha das escolas esta semana trouxe muito transtorno aos estudantes, às suas famílias e à comunidade escolar como um todo. Isso é muito ruim, portanto vamos aguardar até dia 10, quando sai um novo decreto do governador para seguir avançando nessa liberação”, disse.

Veja Também

A ideia é receber primeiro os alunos pequenos e somente a partir do dia 11, com a vigência de um novo decreto do governo, as turmas do 3º ao 9º ano do ensino fundamental e também a educação de jovens e adultos. Deverão reabrir as portas nessa primeira semana de maio, 20 escolas municipais de educação infantil e 25 escolas municipais de ensino fundamental. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, serão cerca de 4,8 mil alunos que retornarão no período.

A retomada das aulas vai ocorrer no modelo híbrido, com alternância de turmas a cada semana. Enquanto uma turma estará dentro da sala de aula em uma determinada semana, a outra permanecerá em casa, realizando atividades por meio do ensino remoto. No ambiente da escola, entre as classes deverá ser observado o distanciamento de 1,5 metro, uso de máscaras para as crianças que tiverem idade para usar e álcool gel.

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895