Santa Cruz do Sul pretende ampliar sistema de vigilância colaborativa

Santa Cruz do Sul pretende ampliar sistema de vigilância colaborativa

Atualmente, projeto conta com 44 câmeras

Otto Tesche

publicidade

A Brigada Militar (BM) de Santa Cruz do Sul busca a adesão de novas empresas e pessoas que tenham câmeras em suas propriedades para ampliar o alcance do sistema de vigilância colaborativa. O projeto atualmente está em operação com 44 câmeras, que monitoram, 24 horas por dia, diversos pontos da cidade e auxiliam as forças de segurança no combate à criminalidade.

A implementação do sistema ocorreu a partir da união da BM com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e o Ministério Público (MP), em conjunto com instituições e segmentos do setor privado, e em convenio com o município. O projeto possibilita que câmeras de vigilância particulares, em empresas e residências, transmitam imagens também para os órgãos de segurança.

O lançamento do projeto ocorreu em fevereiro de 2020, quando o Ministério Público disponibilizou R$ 54 mil, oriundos de uma ação civil pública, para a compra de câmeras novas, que foram instaladas em escolas, postos de saúde e outros pontos de grande circulação. O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel José Valmir dos Reis, afirma que trata-se “de uma ferramenta de absoluto interesse público, que foi incentivada pelo Ministério Público”.

O sistema mantém a privacidade para o cidadão que compartilha suas câmeras, pois são captadas apenas imagens externas, para agir rapidamente na prevenção e repressão à violência, e que podem ser utilizadas por agentes de segurança pública. “Não há qualquer outro tipo de permissão, sob pena de responsabilização dos agentes públicos”, ressalta o promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin.

O secretário municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana, Everton Oltramari, informou que está em estudo uma possível lei de incentivo à segurança municipal que concederá um desconto no IPTU para quem instalar câmeras em suas empresas e fornecer as imagens à segurança pública. Interessados em aderir ao sistema podem ligar para a Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul, pelo telefone (51) 3715 6844.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895