Santa Cruz do Sul realiza mutirão de consultas oftalmológicas com alunos

Santa Cruz do Sul realiza mutirão de consultas oftalmológicas com alunos

A ação, com objetivo de reduzir a fila de espera, beneficiará 190 crianças carentes

Otto Tesche

publicidade

Com o objetivo de reduzir a fila de espera, 190 crianças carentes de Santa Cruz do Sul do ensino fundamental de 20 escolas, entre municipais e estaduais, terão consultas com cinco oftalmologistas neste sábado, das 7h às 14h, na Oftalmoklinik, no Centro da cidade. As secretarias de Saúde e de Educação organizaram o mutirão, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Os jovens, que já têm horário marcado, foram selecionados por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

Atualmente, 3.315 pessoas aguardam na fila por uma consulta com oftalmologistas em Santa Cruz do Sul. As crianças que serão atendidas neste sábado já passaram pelos testes de acuidade visual ao longo do ano, nos próprios estabelecimentos de ensino, dentro do PSE. Após a consulta, as crianças que receberem receita de óculos e, se não tiverem condições de adquiri-los, irão ganhar as unidades de forma gratuita. Nesta etapa da ação terão prioridade os alunos em fase de alfabetização.

Para a secretária de Educação, Jaqueline Marques, “o trabalho conjunto irá possibilitar este presente de Natal para os estudantes que terão oportunidade de melhorar suas condições de aprendizagens, uma vez que estarão de óculos novos para o próximo ano letivo”. O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Junior, informou que no próximo ano as equipes também almejam organizar novos mutirões para que a fila possa ser zerada. Para isso, no mês de janeiro de 2019 devem ser realizadas 700 consultas no Centro Regional de Oftalmologia no Hospital Santa Cruz (HSC), em funcionamento desde agosto. No local, em novembro e dezembro houve 407 e 355 atendimentos, respectivamente. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895