Santa Cruz do Sul reforça equipe para atendimento médico no Cemai

Santa Cruz do Sul reforça equipe para atendimento médico no Cemai

A procura pelo serviço aumentou com a amenização da pandemia e a reabertura das escolas

Otto Tesche

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O Centro Materno Infantil (Cemai) de Santa Cruz do Sul terá um reforço na equipe de médicos em horário de pico de atendimentos. A medida será implantada ainda esta semana em razão do aumento no fluxo de pacientes no local nos últimos meses. O espaço funciona durante 24 horas e tem um efetivo de dois médicos pediatras. A ideia é contar com um terceiro profissional, das 17h às 23h, intervalo de maior movimento.

A procura pelo serviço aumentou com a amenização da pandemia e a reabertura das escolas. No mês de julho houve 2.639 atendimentos e em setembro, até a última segunda-feira, foram 3.888, com a média de 144 por dia. Apesar das reclamações sobre demora para obter serviços nos últimos dias, a secretária de Saúde, Daniela Dumke, informou que os relatórios de auditoria de atendimentos não indicam situações fora da normalidade, ainda que o tempo de espera hoje seja maior do que há alguns meses, quando a demanda era muito inferior e praticamente não havia fila.

Uma empresa terceirizada é responsável pela escala dos médicos que trabalham no Cemai. A secretária informou que as situações de falta de profissionais são pontuais e, devido à dificuldade para contratar pediatras, essas lacunas têm sido preenchidas com clínicos gerais. Também há casos de profissionais afastados por Covid-19.

A secretária destaca ainda que, quando os pacientes chegam ao Cemai, passam por uma classificação de risco e quadros mais graves têm prioridade. Isso pode fazer com que uma pessoa que já esteja na fila tenha de esperar mais, porque outra chegou em condição mais delicada. Daniela também orienta que as pessoas busquem atendimento nos postos de saúde, em especial nos casos menos graves. A avaliação é de que boa parte da demanda que hoje recai sobre o Cemai poderia ser absorvida pela rede de atenção básica, evitando sobrecarga no serviço central.


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