Santa Cruz do Sul terá drive-thru de coleta solidária de resíduos neste sábado

Santa Cruz do Sul terá drive-thru de coleta solidária de resíduos neste sábado

Objetivo é incentivar a conscientização das pessoas sobre os problemas causados pelo descarte irregular de resíduos sólidos urbanos

Otto Tesche

publicidade

A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) realiza a primeira edição do drive-thru da Coleta Seletiva Solidária neste sábado. A ação irá ocorrer das 8h às 12h na praça Getúlio Vargas, ao lado da Casa da CDL, no Centro. O objetivo é incentivar a conscientização das pessoas sobre os problemas causados pelo descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

O público poderá entregar durante o período da ação papel, papelão, plástico, garrafas pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de ferro como bicicleta, geladeiras, ferro e afins, eletroeletrônicos, isopor e metais. O condutor não precisará descer do veículo para descartar os itens separados. Basta ir até o local e entregar aos organizadores. Haverá apenas quatro representantes da cooperativa no local para evitar aglomeração. A medida pretende facilitar o atendimento aliado às medidas de prevenção contra o coronavírus.

Na ação haverá o lançamento do “Projeto Separe - Coleta de resíduos eletroeletrônicos e óleo de cozinha saturado”, desenvolvido por meio da parceria da Coomcat com o Fundo Social da Sicredi Vale do Rio Pardo. O objetivo é utilizar contentores para melhorar os índices de reciclagem no município de Santa Cruz do Sul, promover a educação ambiental e contribuir com a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis da Coomcat.

O drive-thru da Coleta Seletiva Solidária conta com a parceria do Instituto Lixo Zero Brasil, Recicle Socioambiental e Fundação de Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc). A responsável pelo programa Lixo Zero do município, Débora Leonhardt da Silva, disse que o apoio à ação da Coomcat é importante, pois grande parte da população ainda desconhece a coleta seletiva e não realiza a destinação de seus recicláveis corretamente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895