Santa Cruz do Sul terá Oktoberfest adaptada à pandemia

Santa Cruz do Sul terá Oktoberfest adaptada à pandemia

Na abertura do evento, dia 7 de outubro, não haverá cobrança de ingresso

Otto Tesche

publicidade

Diferente da tradicional festa de anos anteriores em Santa Cruz do Sul, a 36ª Oktoberfest terá formato diferente nesta edição, nos dias 7 a 12 de outubro e de 15 a 17 de outubro. A presidente da Oktoberfest 2021, Roberta Pereira, informou que a programação terá formato especial e diferente em virtude da pandemia. Por isso, destacou que o principal objetivo é focar na segurança dos prestadores de serviços, trabalhadores e visitantes.

A presidente da festa disse que a Oktoberfest está sendo chamada carinhosamente de Oktober Raiz, um evento possível com o objetivo social, realizado com “as pratas da casa” e ingressos com valores populares. “É uma proposta de muita inovação e ineditismo, vamos dar o exemplo de que é possível retomar com responsabilidade as atividades econômicas e os eventos, com respeito às regras sanitárias e, ao mesmo tempo, surpreendendo e encantando os visitantes”, frisou a presidente.

O novo formato do evento, com realização da Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e do município, continua com atrativos que destacam a cultura, a música e a gastronomia. A organização pretende apoiar as empresas, prestadores de serviços, trabalhadores do setor de eventos e os artistas locais, que foram prejudicados pela pandemia.

A 36ª Oktoberfest não terá bailes, shows nacionais, desfiles de rua na Marechal Floriano e parque de diversões. O Dia da Maturidade Ativa deverá ocorrer na segunda-feira, dia 11 de outubro, das 11h às 15h. A festa vai funcionar como um evento gastronômico e cultural, em dois turnos, das 11h às 15h e das 19h às 23h. Cada turno irá receber 4 mil pessoas sentadas, totalizando aproximadamente 85 mil durante os nove dias de Oktober. Todos serão acomodados sentados em mesas para até oito lugares, com distanciamento.

No evento será obrigatório o uso de máscara, aplicação de álcool em gel, aferição de temperatura e encaminhamento de pessoas com alterações na temperatura para avaliação e testagem rápida na Sala de Isolamento, instalada no lado de fora do parque. Somente pessoas já vacinadas poderão participar da 36ª Oktober, e os menores de idade com Termo de Compromisso preenchido via internet.

A Feirasul, tradicional iniciativa da Oktoberfest, que impulsiona a economia local e realiza grandes negócios, acontecerá nos Pavilhões 2 e 3, com prioridade para expositores do município. Assim como todo o evento, a feira seguirá regras e protocolos de distanciamento, com corredores mais largos do que o normal, limite de público, além de uso obrigatório de máscara e dispositivos com álcool em gel. Nos espaços ao ar livre haverá exposições de veículos revendas, máquinas e implementos agrícolas, carros antigos, 7º BIB e empresas locais.

Na abertura do evento, dia 7 de outubro, não haverá cobrança de ingresso. Nos demais dias, os valores variam entre R$ 5,00 e R$ 25,00. Eles estarão disponíveis somente pela internet (pagos ou gratuitos), com prévio cadastro, pois todos os visitantes deverão fazer uma declaração de inexistência de sintomas e aceite às regras sanitárias da Oktober. Além disso, haverá pontos de vendas antecipadas em estabelecimentos físicos, parceiros da iniciativa.

Durante a 36ª Oktober, com o cancelamento dos desfiles temáticos, haverá apresentações diárias dentro do parque, na Avenida Oktoberfest, que começa no portão ao lado dos Bombeiros e atravessa até o portão 7, uma maneira estratégica de abranger todas as áreas da gastronomia, o que possibilita que as pessoas assistam sentadas e com distanciamento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895