Santa Maria e Uruguaiana iniciam cronograma de vacinação de crianças nesta quarta-feira

Santa Maria e Uruguaiana iniciam cronograma de vacinação de crianças nesta quarta-feira

Após a aplicação da vacina, as crianças devem aguardar cerca de 20 minutos no local, conforme orientação do Ministério da Saúde

Correio do Povo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente doará 750 mudas de árvores nativas durante a primeira etapa de vacinação das crianças em Uruguaiana

publicidade

A Secretaria da Saúde de Santa Maria, no Centro do Estado, informou que na manhã desta quarta-feira, a partir das 8h, inicia a vacinação contra a Covid-19 em crianças com comorbidades ou deficiências permanentes de 5 a 11 anos. A imunização acontece em oito unidades de saúde, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h.

Segundo o prefeito Jorge Pozzobom, a prioridade é para pessoas que preencheram o pré-cadastro no site institucional, se encaixam nos requisitos e que receberam a ligação da Secretaria de Saúde. “Estamos dando mais um passo para proteger ainda mais a população e tudo está sendo planejado para garantir o melhor atendimento para os pequenos e para os pais e desta forma, aos poucos, a gente consiga avançar ainda mais na proteção da população”, observa.

O secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas. Pozzobom, disse que o município conta com equipes qualificadas de saúde e que irão melhor orientar os pais e os pequenos para que a ação ocorra de forma tranquila e organizada. “Para isso, pedimos paciência, uma vez que são necessários cuidados e monitoramento das reações com este público”, afirma.

Desde segunda-feira, equipes da Secretaria da Saúde estão contatando pais e responsáveis, conforme o pré-cadastro, para informar o local e em qual turno devem levar a criança para se vacinar. No total, a prefeitura recebeu o cadastro de 3.889 crianças. Cerca de 330 estão no grupo prioritário de vacinação desta quarta-feira e serão contatadas

Para que os pequenos recebam o imunizante, é obrigatória a apresentação de CPF ou cartão SUS. Caso não tenham, levar RG ou certidão de nascimento. Além disso, a orientação do Ministério da Saúde é para que seja apresentado um comprovante, como receita médica, laudo de exame ou qualquer outro documento comprobatório junto com uma declaração. Todos os documentos terão de ser em duas vias, sendo que a validade dos documentos é variável, uma vez que muitos diagnósticos são permanentes.

Ainda seguindo a pasta da Saúde, após vacinadas, as crianças deverão permanecer no local de imunização por 20 minutos, em observação, por recomendação do Ministério da Saúde. Para atender às famílias, a prefeitura organiza a logística para otimizar o processo desde a recepção até a liberação da criança imunizada. Entre as etapas, há orientações aos responsáveis.

A vacinação de crianças contra a Covid-19 seguirá com agenda para outros grupos, na faixa etária de 5 a 11 anos, nas próximas semanas.

Uruguaiana

A Secretaria de Saúde de Uruguaiana (SMS), na Fronteira-Oeste, também divulgou a orientação para a primeira etapa de vacinação Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. O trabalho vai começar nesta quarta-feira, na Escola Municipal Cecília Meireles. As aplicações para este grupo vão ser iniciadas por crianças com comorbidades ou deficiência permanente. Crianças quilombolas vão ser atendidas no Quilombo dos Fernandes nos próximos dias – tendo ou não comorbidade.

De acordo com a SMS, serão três turnos na quarta-feira e na quinta-feira, no ginásio da Escola Cecília Meireles. Das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 18h às 21h. Os menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Deve ser apresentado documento com foto, CPF, cartão do SUS e caderneta de vacinação. Em caso de comorbidade não visível, deve-se apresentar atestado médico com CID, ou receituário de uso contínuo de medicação, ou carteira de identificação do agravo. Após a aplicação, a criança e o responsável vão ser encaminhados a um setor onde vão aguardar por 20 minutos, conforme determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semas) vai doar 750 mudas de árvores nativas durante a primeira etapa de vacinação das crianças em Uruguaiana. Na oportunidade, os pais ou responsáveis poderão decidir se vão aceitar levar a muda. A ação visa fomentar a educação ambiental e a conscientização dos pequenos em relação à importância da preservação ambiental e do reflorestamento. “Desde criança aprendemos a importância de cuidarmos do meio ambiente. Portanto, nada melhor do que unirmos a vacina, sinônimo de esperança, com a doação de uma muda de árvore, que ajuda na conscientização e proteção do nosso planeta", destacou o prefeito Ronnie Mello.

Além disso, a SMS vai realizar mais uma edição da vacinação noturna nesta quarta-feira. A etapa vai acontecer das 18h às 21h na esquina das ruas Pinheiro Machado e Cabo Luiz Quevedo. Estarão disponíveis vacinas de primeira, segunda e dose de reforço, além de imunizantes contra a influenza. Podem receber a segunda dose aqueles que receberam a primeira até 24 de novembro e a dose de reforço os que receberam a segunda até 19 de setembro.

*Com informações dos correspondentes Agostinho Piovesan e Fred Marcovici


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895