Santa Maria intensifica ações de combate à dengue

Santa Maria intensifica ações de combate à dengue

Município apresenta tendência de surto da doença

Agostinho Piovesan

Locais com focos confirmados são prioridade para os agentes sanitários

publicidade

A Prefeitura de Santa Maria intensificou a mobilização de suas equipes da área de saúde, bem como ações de conscientização da população, a fim de eliminar locais onde existem focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Atualmente, o município da região central do Estado tem 17 casos confirmados da doença. Os últimos casos confirmados na cidade foram registrados nos bairros Tancredo Neves, Parque Pinheiro Machado, Centro, Camobi, Perpétuo Socorro, Caturrita e Diácono Pozzobon.

Estes números geram preocupação e uma situação de alerta e, através da Secretaria de Saúde, equipes atuam diariamente em busca de possíveis pontos de reprodução do mosquito. Também há ações de orientação da população sobre a importância de não deixar água parada.

O superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, informou que são realizadas atividades permanentes, com rotas determinadas pelos locais de maior risco. “Quando há situações de surto, as ações se concentram mais nos locais dos casos confirmados, mas atualmente o trabalho segue sendo de investigação, de coleta de larvas para análise, de orientação à população, de fiscalização, de tratamento físico e químico dos focos de mosquito, que são diários, durante todo o ano”, detalha. Segundo Streb, Santa Maria passa por um momento de tendência a um surto de dengue, pois há focos do mosquito, em praticamente todos os bairros.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895